A METRÓPOLE DO CAFÉ: URBANIZAÇÃO TUMULTUARIA E COSMOPOLITISMO SÓCIO CULTURAL, 1890-1920
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v3i1.10659Resumo
Este artigo estuda alguns aspectos relativos ao processo de urbanização de São Paulo entre os anos de 1890 e 1920. Em especial, as tensões da configuração de um ambiente cosmopolita na cidade que procurava reproduzir os valores e padrões da modernidade e civilização vigentes nas nações européias. É uma reflexão sobre as múltiplas temporalidades e ritmos sociais envolvidos nas tentativas de construção de uma identidade nacional desejada para o país pelas elites brasileiras da época e suas relações com as transformações de São Paulo. Os anseios de modernidade das elites cafeeiras paulistas estiveram pulsando no cerne desse processo de urbanização.
Palavras chave: São Paulo; cosmopolitização; temporalidades; modernidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.