FAZENDO GUERRA; CRIANDO IMAGENS; ESTABELECENDO IDENTIDADES. A OCUPAÇÃO DO CENTRO-OESTE E OS CONFLITOS COM OS KAYAPÓ NO SÉCULO XVIII

Autores

  • Odair Giraldin Graduado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. É professor da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10568

Resumo

Neste artigo procuro interpretar a ocupação colonial do centro-oeste brasileiro e os conflitos com os povos indígena, sobretudo os Kayapó Meridionais. Utilizando fontes documentais oficiais e dados etnográficos, proponho uma abordagem que privilegia a perspectiva do jogo das representações que as imagens indígenas cumpriam aos não-índios, da mesma maneira que a representação dos não-índios poderia ter cumprido para os indígenas (neste caso os Kayapó Meridionais que vivenciaram o processo).

Palavras-chaves: Brasil Colônia; história indígena; Kayapó meridional; Centro-oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

GIRALDIN, O. FAZENDO GUERRA; CRIANDO IMAGENS; ESTABELECENDO IDENTIDADES. A OCUPAÇÃO DO CENTRO-OESTE E OS CONFLITOS COM OS KAYAPÓ NO SÉCULO XVIII. História Revista, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/hr.v6i1.10568. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10568. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê