O ÍNDIO E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL ATUAL

Autores

  • Stephen G. Baines Professor do Departamento de Antropologia, UnB; pesquisador do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10567

Resumo

O texto apresenta um resumo da situação atual das terras indígenas no Brasil, o procedimento para seu reconhecimento pelo Estado e o quadro de invasões. Reflete também sobre as pressões dentro do Congresso para efetivar a regularização das terras indígenas na região amazônica para facilitar a "regularização" dos interesses de grandes empresas mineradoras e de aproveitamento de recursos hídricos. Aborda a estratégia de criar mecanismos que permitam que as empresas entrem em acordos diretos, embora desmedidamente desiguais, com as lideranças indígenas, para fornecer indenizações e programas assistencialistas em troca da exploração predatória dos recursos naturais, criando assim caminhos para a exploração dos recursos minerais e hídricos em terras indígenas "dentro da Lei", respaldada numa retórica de "autodeterminação indígena" e "desenvolvimento sustentável".

Palavras-chaves: Terras Indígenas, Demarcação, Homologação, Invasões, Projetos de Desenvolvimento, Mineração, Hidrelétricas, Regularização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

BAINES, S. G. O ÍNDIO E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL ATUAL. História Revista, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/hr.v6i1.10567. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10567. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê