O REINO LUSITANO COM D. AFONSO III E D. DINIS E A REGULAMENTAÇÃO POLÍTICO-LEGISLATIVO-ADMINISTRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i1.10087Resumo
Neste artigo, pretendo apresentar o processo que normalizou o aparelho burocrático do reino português, empreendido por D. Afonso III (1248-1279) e D. Dinis (1279-1325). Juntos, esses monarcas deram início ao processo de formação de um corpo de funcionários que propiciaram a constituição de uma modernidade em determinados aspectos da sociedade portuguesa de então. Nesse sentido, procurou-se fazer um comentário do reinado desses monarcas e, por conseguinte, evidenciaram-se os cargos “públicos” instituídos por eles, mormente para o exercício da fiscalização e da normalização do reino, possibilitando o progresso na administração dos direitos régios.
Palavras-chave: Idade Média, Portugal, leis, burocracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.