Etnografia da ciência e acervos arqueológicos
o arquivo pessoal de Valentin Calderón e sua contribuição para a musealização das coleções no MAE/UFBA
Palabras clave:
Etnografia da ciência, Arquivo Pessoal, Coleção Arqueológica, MuseuResumen
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA) tem uma relação intrínseca com Valentin Calderón. Para além de este ter idealizado o Museu, o MAE/UFBA salvaguarda duas coleções relacionadas ao pesquisador: a coleção Valentin Calderón, composta por objetos arqueológicos e pessoais, e seu arquivo pessoal. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é discutir as potencialidades dos arquivos pessoais nos museus, dando enfoque à construção de biografias de pesquisadores como subsídio para a elaboração de biografias das coleções e sua preservação. Para isso, apresentamos e discutimos a ideia de biografia através da etnografia da ciência e identificamos as potencialidades e possibilidades do fazer biográfico na musealização do arquivo pessoal de Valentin Calderón. A partir da análise, compreendemos que o fazer biográfico se configura como uma ferramenta de grande potencial para a musealização do arquivo pessoal e da coleção arqueológica de Calderón, oferecendo novas possibilidades de interpretação desses acervos e fornecendo dados para sua documentação, conservação e comunicação.
Citas
ARTIERES, P. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos: Escrita de si, escrita da história, v. 11, n. 21, Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de janeiro: Editora FGV, 1998. p. 183-191.
BURKE, P. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Revista Estudos Históricos, v. 10, n. 19, Rio de Janeiro: Editora FGV, 1997. p. 83-98.
CALDERÓN, V. O sambaqui da pedra oca: relatório de uma pesquisa. Salvador: Universidade da Bahia, Instituto de Ciências Sociais, 1964.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009. 440 p.
FREHSE, F. Os informantes que jornais e fotografias revelam: para uma etnografia da civilidade nas ruas do passado. Revista Estudos Históricos: Antropologia e Arquivos, v. 2, n. 36, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 131-156
HEYMANN, L. Arquivos pessoais em perspectiva etnográfica. In: TRAVANCAS, I.; ROUCHOU, J.; HEYMANN, L. Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. p. 67-76.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora Unesp, 2000. 439 p.
LATOUR, B; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Tradução de Angela Ramalho Viana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. 310 p.
LEVI, G. Usos da Biografia. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de janeiro: Editora FGV, 1998. p.167-182.
MACÊDO, Patricia Ladeira Penna; OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso. Arquivos pessoais e teoria arquivística: o arranjo como uma função de pesquisa. In: CAMPOS, José Francisco Guelfi. (org.). Arquivos pessoais: experiências e perspectivas [recurso eletrônico]. Associação de Arquivistas de São Paulo – São Paulo: ARQ-SP, 2019, p. 108-127.
MARTIN, G. Pré-história do Nordeste. 2 ed. atual. Recife: Editora Universitária, 1997. 450 p.
PASSOS, A. M. O. Projeto de Pesquisa Histórica da Coleção Valentin Calderón. Monografia de graduação. Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1999.
SANTOS, M C. M. Reflexões museológicas: caminhos de vida. Cadernos de Sociomuseologia, v. 18, n. 18, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2002. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/35/showToc. Acesso em 21 out. 2014.
TANUS, G. F. S. C. A trajetória do ensino da Museologia no Brasil. Museologia e Interdisciplinaridade: Revista do Programa Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, vol. 2 n. 3, maio/junho, 2013. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/issue/view/818/showToc.
VASCONCELOS, Mara Lúcia Carrett de; SANTANA, Celina Rosa. Arqueologia e documentos associados: a conservação do arquivo pessoal de Valentin Calderón. In: IV Seminário Preservação do Patrimônio Arqueológico. Anais do IV Seminário Preservação do Patrimônio Arqueológico. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2016. p. 317-330.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Mara Lúcia Carrett de Vasconcelos, Celina Rosa Santana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os(as) autor(es/as) que publicam na Revista Hawò são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e detém os direitos autorais. Concedem à revista, o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, o autor deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Hawò. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado aos autores o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista, o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo dos autores.