Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice or Microsoft Word, o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y biliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

Política Editorial

Hawò publica artigos originais e inéditos, de cunho teórico ou aplicado, ensaios bibliográficos, resenhas de livros  que tenham sido publicados no máximo cinco anos antes da data de envio da submissão,  traduções, dossiês e entrevistas resultantes de pesquisas realizadas por autores brasileiros e estrangeiros, relacionados à sua área de especialidade. A submissão dos manuscritos e dos metadados  é feita pelo site da Hawò.  

As submissões podem ser feitas em qualquer época do ano, sem custos.

Os conteúdos publicados são de responsabilidade do(s) autore(s) e estão sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional.

Forma de submissão -  Para submeter o manuscrito, o autor deve logar no sistema com o seu login e senha e na aba File, escolher a opção "Nova submissão". Na aba "Início", deve preencher os dados solicitados e escolher a seção correspondente. Em seguida, marcar todos os Checkboks e salvar. Em transferência de manuscrito, fazer o upload do arquivo, escolher tipo de arquivo, inserir os metadados e confirmar. Seguir os próximos passos para finalizar a submissão. 

Processo de Avaliação - Os manuscritos submetidos à revista são inicialmente avaliados pelos editores para análise prévia de seu conteúdo, relevância, escopo, adequação à política editorial e às normas da revista. Uma vez aprovados inicia-se o processo de revisão por pares no formato duplo-cego (double blind peer review), que é constituído por dois ou mais avaliadores ad hoc designados para emitir pareceres sobre o manuscrito, não pertencentes à mesma instituição do autorescolhidos pelo editor responsável  ou editor de sessão,  que avaliará aspectos relacionados à relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão. Nesse processo, a identidade do(s) avaliador(es) e autor(es)s  são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação. Manuscritos com pareceres contraditórios são encaminhados a um terceiro avaliador. Cabe ao autor realizar as alterações e re-submeter o manuscrito, conforme prazos indicados. Todas as avaliações são lidas pelos editores que produzem uma opinião final sobre o artigo e sobre possíveis alterações necessárias, conforme o caso. A partir das avaliações emitidas, os editores julgarão a viabilidade de sua publicação. 

Pareceres -  São enviados pelos avaliadores de forma on-line por meio do acesso ao sistema da revista. Os avaliadores tem como opções: "Aceitar submissão", "Correções obrigatórias", "Submeter novamente para avaliação", "Rejeitar submissão" e "Submeter novamente para avaliação".  Emitidos os pareceres,  os editores encaminham as decisões ao(s) autor(es). Havendo necessidade de  revisão é feita uma segunda rodada de avaliação pelos pares. 

  • Aprovação ou rejeição - Com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores, os editores decidirão sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito: se aceito,  seguirá para as etapas posteriores de edição e, após  uma última consulta aos autores, o manuscrito será publicado. Se rejeitado, o autor será comunicado por e-mail.

Orientações para apresentação dos manuscritos

Todas as referências ao(s)  autor(es) devem ser suprimidas do texto devendo ser colocadas em arquivo submetido à parte, porém na mesma submissão, com o nome: "Dados biográficos".  Neste arquivo devem constar um mini-currículo indicando: nome completo do autor,  instituição instituição, cargo, titulação, os principais interesses de pesquisa, endereço eletrônico, endereço do Curriculum Lattes ou similar e Orcid. 

Título - Deve ser redigido no idioma original, em inglês e em espanhol. 

Resumo - Os artigos devem conter um resumo na língua original, com até  160  palavras, traduzidos para o inglês e espanhol, seguido de  cinco palavras-chave nos mesmos idiomas.   

Citações - O sistema utilizado para as citações no texto é o autor-data.

- Citações diretas com até três linhas são inseridas no texto entre aspas duplas;  com mais de  três linhas são  destacadas do texto principal, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte menor (tamanho onze), espaçamento simples nas entrelinhas e sem aspas. 

Seja no corpo do texto entre aspas, seja destacada em recuo, deve-se indicar a referência do seguinte modo, preferencialmente ao final de cada citação: Sobrenome do autor, ano de publicação e o número da página de onde o texto foi extraído.

"Cumpre observar que Aristoteles distingue esse elemento como recurso de estilo [...]" (Neves, 2012, p. 222).

- Citações indiretas: conforme modelo de citação abaixo.  

Em seu estudo sobre os sítios arqueológicos, Oliveira descreve que este sítio cerâmico foi localizado a 30 m da margem direita do Ribeirão Aroeiras (Oliveira, 1975).

Notas de rodapé – Devem ser exclusivamente informativas e/ou explicativas, redigidas em fonte menor (tamanho 11),  numeradas e apresentadas ao pé da página em que foi mencionada.

Ilustrações  - Devem ser inseridas no texto em formato .jpeg, .png ou .tiff, com resolução mínima de 300 dpi. A identificação das ilustração é feita na parte superior.

Exemplos: Figura 1 - Sítio Arqueológico Santa Elina.

                    Mapa 2- Bens arqueológicos da cidade de São Paulo.

Na parte inferior das ilustrações devem constar a fonte, legentes e notas.

Referências – As referências ao final do artigo seguem em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume.

São alinhadas `a margem esquerda do texto,  elaboradas em  espaço simples nas entrelinhas e separadas entre si por um espaço de linha em branco. Para destacar o título do subtítulo, utiliza-se negrito. A indicação das referências obedece à NBR6023/2018, da  Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Exemplos: 

- Livros e monografias no todo:

SOBRENOME, Pré-nome do autor.  Título, negrito e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver.  Número da edição (se indicado). Local: nome da editora, ano de publicação. 

CAMPOS, Y. D. S. de. Proposições para o patrimônio cultural. 2. ed . Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2015.

Observações:

1. Os pré-nomes dos autores podem ser apresentados de forma abreviada ou não.

2. Quando houver até tres autores todos devem ser indicados separados entre si por ponto e vírgula; mais de quatro autores pode-se indicar todos ou optar pela indicação do primeiro, seguido da expressão et. al.  

Livros e monografias on-line: seguem o padrão anterior, acrescido do endereço eletrônico e data de acesso. 

CUDDY, Amy. O poder da presença. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#search/sistema+de+bibliotecas?projector=1. Acesso em: 26 maio 2019.

- Parte/Capítulo de livro

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título da parte seguido da expressão “In:SOBRENOME do autor do livro. Título (negrito e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver). Número da edição (se indicado). Local: Nome da editora, ano de publicação. página(s) da parte referenciada: 

VELOSO, S. C. B. O metateatro da vida contemporânea. In: Performance da cultura: ensaios e diálogos. Goiânia: Kelps, 2015. p.  89-103.

- Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.):

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data. 

BORGES, M. V. O fenômeno da diferenciação entre as falas feminina e masculina e línguas indígenas. Rev. do Museu Antropológico, Goiânia,  v.3/4, n. 1, p.  75-103, 1999/2000.

VANZOLINI, M. As histórias dos outros. São Paulo, Rev. Antropologia, v. 61, n. 3, p.162-184, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/152164. Acesso em: 21 mar. 2019.

- Trabalhos acadêmicos:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título: subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, conforme folha de aprovação. 

PEROTA, C. O sítio de Monsarás: evidências arqueológicas. 1979. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,  Universidade de São Paulo, 1979.

- Trabalho apresentado em evento:

SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:” Nome do evento, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título do documento (anais, atas, resumos, etc., em negrito), local de publicação: Nome da editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada: 

CANAS, A. T. A Revista Habitat e o Museu de Arte de São Paulo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL REPRESENTAÇÕES DA CIDADE NO MUNDO LUSÓFONO E HISPÂNICO,1., 2013, Rio de  Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ-PROARQ, 2013. p. 1-14.

- Documentos jurídicos:

 JURISDIÇÃO OU ENTIDADE.  Epígrafe e ementa transcrita conforme publicada e demais dados da publicação. 

BRASIL. Decreto n.° 1.205, de 1 de agosto de 1994.  Aprova a estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, e dá outras providências. Diário Oficial [da]  Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 132, n. 146, p. 19, 2 ago. 1994. Seção 1, pt. 1.

 

 

Artigos

Originais e inéditos redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, com até 11.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas, resumo (contendo entre150 e 200 palavras), com indicação de até cinco palavras-chave. Título, resumo e palavras-chaves devem possuir versão escrita em português e inglês.

 

Dossier: "Sobre dolores y resentimientos: patrimonios en perspectiva crítica".

On pain and resentment: heritages in critical perspective

Resenhas

Em português, inglês ou espanhol,  de produções  (livros, filmes, produções acadêmicas) realizadas nos últimos cinco anos. Devem ser redigidas com até 2.000 palavras (incluindo notas e as referências bibliográficas). Devem apresentar a referência completa da  obra analisada, nome do(s) autor(es) e palavras-chave. 

Traduções

Referem-se a publicação de traduções de textos escritos em outras línguas  para o português de trabalhos relevantes para a Antropologia e áreas afins. As normas de apresentação dos textos traduzidos são as mesmas das demais seçoes da revista. 

 

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.