Projeto Presença Karajá: um balanço em construção
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5216/hawo.v3.74588Palavras-chave:
Ritxoko. Iny Karajá. Cerâmica. Museu. ColeçãoResumo
Este texto introduz o dossiê temático “Ritxoko é ouro!”, organizado por integrantes do Projeto Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais (PPK), desenvolvido desde 2017. Tal dossiê inclui também textos de autoras que não integram a equipe do projeto, mas que de uma maneira ou de outra se aproximam de suas temáticas de pesquisa e sugerem outros desdobramentos possíveis.
Na apresentação do dossiê é realizado um balanço do referido projeto, sem a pretensão de ser conclusivo, visto o mesmo encontrar-se ainda em desenvolvimento. “Ritxoko é ouro!”, título do dossiê, é uma fala da ceramista-mestra Mahuederu. Ao pronunciá-la, ela reafirma os valores simbólicos e econômicos ligados à produção das bonecas em cerâmica produzidas pelo povo Iny Karajá, cujo Registro pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Brasileiro completa 10 anos em 2022.
Referências
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Relatório Projeto Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais. Etapa 1 (2017-2020). Liège, 2020. 223 p. (Trabalho técnico - material não publicado) Disponível online em: http://hdl.handle.net/2268/256194
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. As categorias patrimonialização e musealização na valorização do patrimônio cultural Iny: ritxokos, bonecas karajá. (no prelo).
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Nem tudo está perdido! Coleções de ritxoko em museus da Alemanha. In: LIMA Filho, Manuel (org.). Tesouros Iny-Karajá. Goiânia: CEGRAF-UFG, 2021. p. 149-177. (Coleção Epistemologias) http://hdl.handle.net/2268/263170.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria; VIAL, Andréa Dias; ENTRATICE, Henrique Gonçalves, ANDRADE, Rafael Santana Gonçalves de; LIMA, Nei Clara de. Social Museology and the Health Action Iny Karajá. In: ICOFOM Studies. Serie – Museology in tribal contexts, v. 49, n. 1, p. 77-90, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/2268/263032
JOHNSON, Sarah; VEYS, Fanny Wonu. Provenance #1. Amsterdan: Tropenmuseum – Nationaal Museum van Wereldculturen, 2020.
LIMA, Nei Clara de; LEITÃO, Rosani Moreira: Bonecas de cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil: contribuições para a sua Salvaguarda - Relatório de cumprimento do objeto. Goiânia: FUNAPE, UFG, IPHAN, 2018. 70p. (Manuscrito não publicado).
LIMA, Nei Clara de; LEITÃO, Rosani Moreira (org.). Iny Tkylysinamy Rybèna: arte Iny karajá: patrimônio cultural do Brasil. Goiânia: Iphan-GO, 2019.
LIMA, Nei Clara de et al. Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia. Dossiê Descritivodo modo de fazer ritxoko. Goiânia: Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás, IPHAN. 2011.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-24 (2)
- 2022-11-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Manuelina Maria Duarte Cândido, Andrea Vial, Nei Clara de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os(as) autor(es/as) que publicam na Revista Hawò são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e detém os direitos autorais. Concedem à revista, o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, o autor deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Hawò. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado aos autores o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista, o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo dos autores.