Caos, crise e a etnografia das escolas de samba do Rio de Janeiro

Autores

  • Renata de Castro Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Rio de Janeiro. Escolas de Samba. Religião e Cultura.

Resumo

Este ensaio pretende discutir as ideias de caos e crise na conjuntura brasileira contemporânea, com dados oriundos de uma pesquisa em andamento sobre as relações entre religião e culturano Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. Sua estrutura compreende uma breve introdução à literatura antropológica brasileira sobre escolas de samba, seguida da apresentação do universo de pesquisa – o Mundo do Carnaval – bem como dos recortes, das condições objetivas e procedimentos que a caracterizam. Na montagem, são utilizados dados coletivos da equipe, obtidos desde2017, e notas etnográficas individuais na análise de uma situação específica. Por fim, trilhando caminhos abertos pelas teorias antropológicas do ritual, procura-se entender os enredos em desfiles como eventos críticos, que seriam, segundo Bruce Kapferer, aqueles em que conflitos e intransigências são tornados explícitos e em que novas formas de enquadramento social podem ser produzidas.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

DE CASTRO MENEZES, R. Caos, crise e a etnografia das escolas de samba do Rio de Janeiro. Hawò, Goiânia, v. 1, p. 1–38, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/hawo/article/view/63885. Acesso em: 19 nov. 2024.