A integração e articulação entre as ações de saúde e de educação no Programa de Saúde da Família – PSF

Autores

  • Cesar Cavalcanti da Silva Faculdade de Enfermagem
  • Ana Tereza M. C. da Silva Faculdade de Enfermagem
  • Agnes Lonsing Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.941

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Programa de Saúde da Família, Enfermagem de Saúde Pública

Resumo

O artigo discute as ações práticas de uma equipe do Programa de Saúde da Família - PSF em uma cidade do interior nordestino e, revela a falta de integração/articulação dessas ações com a dimensão educativa. A desarticulação dos conhecimentos dos membros da equipe de saúde sobre os princípios teóricos, metodológicos e filosóficos do PSF é apontada como um dos determinantes do pouco envolvimento do trabalho da equipe com a área educativa. A análise dos dados coletados foi realizada através da técnica da análise crítica dos discursos que conduziu à categoria empírica: contradição teórica x prática nas ações das equipes de saúde do Programa de Saúde da Família.

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Publicado

30/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original