Características demográficas e a origem social de estudantes de cursos técnicos de enfermagem: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v27.76898Palavras-chave:
Educação Profissionalizante, Papel do Profissional de Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetivos: descrever as características demográficas e a origem social de estudantes de cursos técnicos de enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado em duas escolas (uma pública e uma privada) em um município do estado de São Paulo (Brasil), no 1° semestre de 2020. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado contendo itens de caracterização demográfica e de origem social. Foi utilizada análise estatística descritiva. Resultados: participaram do estudo 330 estudantes, a maioria do sexo feminino (77,3%); da cor branca (49,2%), preta ou parda (50,8%); exercente de uma ocupação (71,0%); moram com a mãe (56,9%) e/ou filhos (49,1%); cursaram o ensino fundamental em escola pública (92,4%); têm renda familiar de 1 a 2 salários-mínimos (44,3%) e nunca frequenta a biblioteca (42,9%); 45% das mães e 46,7% dos pais apresentam ensino fundamental incompleto. Conclusão: a maioria dos estudantes dos cursos técnicos de enfermagem é do sexo feminino, da cor branca, preta ou parda, moram com alguém da família, atuam no mercado de trabalho e pertencem à Classe D, não têm o hábito da leitura, e os pais têm baixa escolaridade.
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