Planejando, desenvolvendo e avaliando uma intervenção grupal junto a adolescentes: uma perspectiva sistêmica

Autores

  • Juliana Kelli Murakami Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem
  • José Fernando Petrilli Filho Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem
  • Paulo Celso Prado Telles Filho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Enfermagem
  • Ana Carolina Acorinte Prefeitura Municipal de São Carlos, Unidade de Saúde da Família
  • Anamaria Alves Napoleão Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7503

Palavras-chave:

Processos Grupais, Educação em Saúde, Programa de Saúde da Família, Adolescente, Pobreza.

Resumo

O presente estudo objetivou descrever e analisar o planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma ação educativa junto a um grupo de adolescentes pobres, sobre sexualidade e prevenção às IST/Aids. Tratou-se de uma pesquisa-ação que teve como referencial teórico-metodológico o Pensamento Sistêmico (PS) e o Grupo Operativo (GO). O estudo foi desenvolvido no período de setembro a outubro de 2006 e teve como local uma Unidade de Saúde da Família (USF) em contexto de pobreza. Participaram do estudo seis adolescentes do sexo feminino com idade entre 12 e 14 anos. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e registro manual das falas durante o GO. Planejando, desenvolvendo e avaliando esta ação educativa verificamos a convergência do PS e do GO às questões que permeiam a prevenção das IST/Aids, uma vez que se constituem a partir de uma perspectiva contextual, processual e relacional onde o vínculo e a escuta são valorizados na co-construção de possibilidades para a prevenção das referidas moléstias.

Palavras chave: Processos Grupais; Educação em Saúde; Programa de Saúde da Família; Adolescente; Pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18/09/2009

Como Citar

1.
Murakami JK, Petrilli Filho JF, Telles Filho PCP, Acorinte AC, Napoleão AA. Planejando, desenvolvendo e avaliando uma intervenção grupal junto a adolescentes: uma perspectiva sistêmica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 18º de setembro de 2009 [citado 19º de abril de 2024];9(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7503

Edição

Seção

Artigo Original