Efeito de uma capacitação em reanimação cardiopulmonar no conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem de enfermeiros: estudo quase-experimental
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v25.74071Palavras-chave:
Reanimação Cardiopulmonar, Enfermagem, Treinamento por Simulação, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar o efeito de uma capacitação que associa abordagem teórica com simulação clínica em reanimação cardiopulmonar no conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem de enfermeiros. Métodos: estudo quase-experimental, realizado com enfermeiros de um hospital terciário, por meio de capacitação teórica e simulação clínica de reanimação cardiopulmonar. Antes e após a capacitação foram aplicados questionários; a Escala de Satisfação do Estudante e Autoconfiança na Aprendizagem foi aplicada após a capacitação. Resultados: participaram 31 enfermeiros, 90,32% eram do sexo feminino, com média de idade de 33,93 anos (DP = 9,02). A média de acertos no questionário pré-teste foi 8,90 (DP ± 1,95) e a média de acertos pós-teste foi de 11,58 (DP ± 1,26; p < 0,001). Quanto à satisfação e autoconfiança a média geral foi 4,51 (DP ± 0,10). Conclusão: a intervenção educativa utilizada para capacitação, que associa abordagem teórica e simulação clínica em reanimação cardiopulmonar promove melhora do conhecimento dos enfermeiros em suporte básico e avançado de vida, satisfação e autoconfiança na aprendizagem.
Downloads
Referências
Souza BT, Lopes MCBT, Okuno MFP, Batista REA, Goís AFT, Campanharo CRV. Identification of warning signs for prevention of in-hospital cardiorespiratory arrest. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27:e3072. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2853.3072
Gonzalez MM, Timerman S, Oliveira RG, Polastri TF, Dallan LAP, Araújo S, et al. I Guideline for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care - Brazilian Society of Cardiology: executive summary. Arq. Bras. Cardiol. 2013 Feb; 100(2):105-13. https://doi.org/10.5935/abc.20130022
Blanco DT, Blanco IT, Sánchez EB, Castillo VC, Despaigne NG. Caracterización clínica de pacientes con parada cardiorrespiratoria. Rev. Cubana de Med. Militar [Internet]. 2018 [cited 2022 Sep 02];47(4). Available from: http://scielo.sld.cu/pdf/mil/v47n4/a05_155.pdf
Souza RP, Zanin L, Motta RHL, Ramacciato JC, Flório FM. Parada Cardiorrespiratória: avaliação teórica das condutas emergenciais de pessoas leigas. Rev. Renome. 2020 May 05;9(1):29-39. https://doi.org/10.46551/rnm23173092202090104
Silva I, Silva JC, Lima KRB, Dantas DV, Dantas RAN, Ribeiro MCO. Uso da hipotermia induzida após parada cardiorrespiratória. Enf. Bras. 2020 Mar 22;19(1):58-66. https://doi.org/10.33233/eb.v19i1.1651
Braga RMN, Fonseca ALEA, Ramos DCL, Gonçalves RPF, Dias OV. Atuação da Equipe de Enfermagem no Atendimento à Vítima de Parada Cardiorrespiratória no Ambiente Intra-Hospitalar. Rev. Aten. Saúde [Internet]. 2018 [cited 2022 Sep 02];16(56):101-7. Available from: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4928
Bernoche C, Timerman S, Polastri TF, Giannetti NS, Siqueira AWS, Piscopo A, et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2019. Arq. Bras. Cardiol. 2019 Sep; 113(3):449-663. https://doi.org/10.5935/abc.20190203
Prestes JN, Menetrier JV. Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória. Rev. Biosaúde [Internet]. 2018 Jan 31 [cited 2022 Sep 02];19(1):1-11. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/27905
Espíndola MCM, Espíndola MMM, Moura LTR, Lacerda LCA. Parada Cardiorrespiratória: conhecimento dos profissionais de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line Rev. Reuol [Internet]. 2017 Jun 21 [cited 2022 Sep 02];11(7):2773-8. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23452
Bellaguarda MLR, Knihs NS, Canever BP, Tholl AD, Alvarez AG, Teixeira GC. Simulação clínica como ferramenta de ensino na comunicação de situação crítica em cuidados paliativos. Esc. Anna Nery. 2020;24(3). https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0271
Linn AC, Caregnato RCA, Souza EN. Clinical simulation in nursing education in intensive therapy: an integrative review. Rev. Bras. Enferm. 2019;72(4):1061-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0217
Rodrigues IDCV, Ferreira LB, Lopes DCL, Menezes HF, Rocha CCT, Silva RAR. Simulação clínica: aproveitamento e benefícios para o ensino - aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem. Research, Society and Development. 2020 May 30;9(7):1-17. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4338
Costa RR, Medeiros SM, Coutinho VR, Veríssimo CM, Silva MA, Lucena EE. Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental. Acta Paul. Enferm. 2020;33:eAPE20180123. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01236
Linn AC, Souza EN, Caregnato RCA. Simulation in cardiorespiratory arrest: assessment of satisfaction with the learning of nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e20200533. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0533
Santos ECA, Fontes CJF, D’Artibale EF, Miravete JC, Ferreira GE, Ribeiro MRR. Simulation for teaching cardiorespiratory resuscitation by teams: setting and performance assessment. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021;29:e3406. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3932.3406
Nolan JP, Maconochie I, Soar J, Olasveengen TM, Greif R, Wyckoff MH, et al. Executive Summary: 2020 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations. Circulation. 2020 Oct 20; 142(16):S2-27. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000890
Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and self-Confidence in Learning. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2015 Nov-Dec;23(6):1007-13. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643
Espírito-Santo H, Daniel F. Calculating and reporting effect sizes on scientific papers (1): p < 0.05 limitations in the analysis of mean differences of two groups. Portuguese Journal of Behavioral and Social Research [Internet]. 2015 [cited 2022 Sep 02];1(1):3-16. Available from: https://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/14/9
Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCS. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Esc. Anna Nery 2019;23(1):1-6. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
Requena-Mullor MDM, Alarcón-Rodríguez R, Ventura-Miranda MI, García-González J. Effects of a Clinical Simulation Course about Basic Life Support on Undergraduate Nursing Students’ Learning. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2021 Feb 3;18(4):1409. https://doi.org/10.3390/ijerph18041409
Bergamasco EC, Murakami BM, Cruz DALM. Uso da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA) e da Escala do Design da Simulação (EDS) no ensino de enfermagem: relato de experiência. J. Sci Med [Internet]. 2018 July-Sep [cited 2022 Sep 02];28(3):ID31036. Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/31036
Franklin AE, Burns P, Lee CS. Psychometric testing on the NLN student satisfaction and self-confidence in learning, simulation design scale, and educational practices questionnaire using a sample of pre-licensure novice nurses. Nurs Educ Today. 2014 Oct;34(10):1298-304. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.06.011
Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev. Cuid. 2017 Sep 01;8(3):1799-808. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v8i3.425
Rodrigues SB, Assis GDP, Silva BS, Oliveira GCCF, Tavares LOM, Amaral GG, et al. Simulação realística na capacitação de profissionais de enfermagem em sala de vacinação. Research, Society and Development. 2021 Mar 12;10(3):1-11. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13314
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.