Preparação para a docência em pós-graduação em enfermagem: potencialidades e limites
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5164Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Superior, Docente de Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.Resumo
A formação profissional de docentes universitários constitui o centro de atenção na atualidade. O presente trabalho relata a experiência de três alunas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, que participaram do Programa de Aperfeiçoamento em Ensino, por meio da disciplina “Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva”. Essa disciplina foi oferecida para alunas de Enfermagem, no I semestre de 2007. Na metodologia discorreu-se sobre estratégias utilizadas, junto aos discentes e docentes, para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da disciplina. Apresentaram-se os resultados e discussões desse processo, no intuito de refletir sobre o alcance do Programa no que diz respeito a aprender a ensinar. Considerou-se que a experiência constitui-se em um espaço privilegiado de aprimoramento em ensino do aluno de pós-graduação e de reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, foi um espaço insuficiente, pois foi o único espaço para atender dita finalidade na universidade.
Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Docente de Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.