Conteúdos representacionais da violência doméstica contra a mulher entre discentes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v18.40689Palavras-chave:
Violência Doméstica, Violência contra a Mulher, Estudantes de Enfermagem, Prática ProfissionalResumo
Objetivou-se analisar os conteúdos representacionais da violência doméstica contra mulher entre discentes de enfermagem. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Coletaram-se os dados, entre agosto e novembro/2014, por entrevistas semiestruturada, analisadas por software. Participaram 33 discentes, 16 das séries iniciais e 17 das finais. Identificou-se duas categorias: conteúdos representacionais adquiridos no período pré-universitário e universitário. As séries iniciais elencaram o ensino médio, casos ocorridos com familiares e colegas. Entre as séries finais, o conhecimento foi adquirido durante semanas acadêmicas, grupos de pesquisa, atividades práticas e estágios. O conhecimento do senso comum é constante, principalmente, entre as discentes das séries iniciais e o reificado, entre as das séries finais. As ações do futuro cotidiano profissional podem ser pautadas nas vivências pessoais, no conhecimento do senso comum, reificado e no saber prático gerado durante a graduação. Destaca-se o impacto na formação para prestar assistência a mulheres/pessoas em situação de violência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22/12/2016
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.