Conteúdos representacionais da violência doméstica contra a mulher entre discentes de enfermagem

Autores/as

  • Camila Daiane Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Vera Lúcia de Oliveira Gomes Universidade Federal do Rio Grande
  • Adriana Dora da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande
  • Ceres Braga Arejano Universidade Federal do Rio Grande
  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.40689

Palabras clave:

Violência Doméstica, Violência contra a Mulher, Estudantes de Enfermagem, Prática Profissional

Resumen

Objetivou-se analisar os conteúdos representacionais da violência doméstica contra mulher entre discentes de enfermagem. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Coletaram-se os dados, entre agosto e novembro/2014, por entrevistas semiestruturada, analisadas por software. Participaram 33 discentes, 16 das séries iniciais e 17 das finais. Identificou-se duas categorias: conteúdos representacionais adquiridos no período pré-universitário e universitário. As séries iniciais elencaram o ensino médio, casos ocorridos com familiares e colegas. Entre as séries finais, o conhecimento foi adquirido durante semanas acadêmicas, grupos de pesquisa, atividades práticas e estágios. O conhecimento do senso comum é constante, principalmente, entre as discentes das séries iniciais e o reificado, entre as das séries finais. As ações do futuro cotidiano profissional podem ser pautadas nas vivências pessoais, no conhecimento do senso comum, reificado e no saber prático gerado durante a graduação. Destaca-se o impacto na formação para prestar assistência a mulheres/pessoas em situação de violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Daiane Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: camilad.silva@yahoo.com.br.

Vera Lúcia de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: vlog1952@gmail.com.br.

Adriana Dora da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: adriana@vetorial.net.

Ceres Braga Arejano, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: arejanoceres@gmail.com.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: giovanacalcagno@furg.br.

Publicado

2016-12-22

Número

Sección

Articulo Original