Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem para um curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.22959Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Conferência de Consenso, Educação Baseada em CompetênciasResumo
O objetivo foi construir indicadores de avaliação de processo para um curso de graduação de enfermagem. Conferência de Consenso, realizada por especialistas a partir de matriz inicial, contendo 209 indicadores em quatro áreas de competência do curso que, após três etapas de conferência, validaram os indicadores. A análise realizada com a média e o desvio padrão de cada indicador levou à matriz final que contemplou 87 indicadores. Os especialistas concordaram que todos os indicadores deveriam constar nas quatro séries do Curso de Enfermagem, considerando-se o grau de autonomia do estudante em cada série, por ser um currículo integrado e orientado por competência. Os indicadores poderão subsidiar gestores locais na avaliação de processo do Curso de Enfermagem, mas também são indicados a outros gestores de cursos da área da saúde que utilizem um currículo por competência e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.Downloads
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Publicado
31/03/2015
Como Citar
1.
Braccialli LAD, Francisco AM, Moraes MAA de, Carvalho MHR de, Marvulo MML, Almeida Filho OM de. Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem para um curso de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 18º de abril de 2024];17(1):51-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22959
Edição
Seção
Artigo Original