As políticas públicas de saúde – SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro

Autores

  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás
  • Ivânia Vera Universidade Federal de Goiás
  • Wilza Rocha Pereira Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.11144

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Educação em Enfermagem, Políticas Públicas de Saúde, Programas de Graduação em Enfermagem.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.11144

Diante do desafio posto para as Instituições de Ensino Superior em saúde para formar profissionais competentes para atuar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) o objetivo deste artigo foi discutir o SUS como referência no processo de formação do enfermeiro, articulando com as Diretrizes Curriculares em Enfermagem (DCN/ENF).  Utilizamos como referência recentes estudos que apontam para as potencialidades e fragilidades dos cursos de graduação neste processo de construção e aproximação.  A articulação dos setores de educação com o da saúde é essencial para o alcance das mudanças na gestão e nas práticas de saúde. A partir de reais experiências e, em meio a desafios e entraves na prática educacional e da saúde, levantamos avaliações e posicionamentos que re-orientam os caminhos/instrumentos a serem pensados e utilizados na superação do distanciamento da formação do enfermeiro com a sua prática na SUS. Concluímos que tanto educadores, gestores e profissionais estão desafiados diante da necessidade do saber inovador das práticas pedagógicas articuladas com as diretrizes do SUS, que historicamente apresentam fatos assincrônicos; da diversidade de cenários de prática e da avaliação e recondução contínua da formação.

Descritores: Pessoal de Saúde; Educação em Enfermagem; Políticas Públicas de Saúde; Programas de Graduação em Enfermagem.

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Biografia do Autor

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor, Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: roselmalucchese@hotmail.com.

Ivânia Vera, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre em Medicina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFG. Professor, UFG, Campus Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: ivaniavera@hotmail.com.

Wilza Rocha Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado, Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: wilzrp@terra.com.br.

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Publicado

29/09/2010

Como Citar

1.
Lucchese R, Vera I, Pereira WR. As políticas públicas de saúde – SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de setembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];12(3):562-6. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11144

Edição

Seção

Artigo de Atualização