O ensino de enfermagem psiquiátrica nas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Carinne Magnago
  • Claudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10626

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental

Resumo

RESUMO

Pesquisa documental de abordagem qualitativa e natureza exploratória que objetivou analisar programas das disciplinas de enfermagem psiquiátrica e saúde mental dos cursos de graduação em Enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, à luz da Reforma Psiquiátrica. Constatou-se que dois cursos ofertam disciplinas que objetivam o desenvolvimento de competências com vistas a uma formação consoante ao processo de reforma na psiquiatria e no SUS, tais como o trabalho em equipe multiprofissional e a interdisciplinaridade. Um dos cursos, embora aponte indicações de promoção do desenvolvimento de aptidões para o cuidado em saúde mental, foca a deficiência mental e não a doença mental. Conclui-se que mudanças no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Estado do Rio de Janeiro estão ocorrendo.

Descritores: Ensino; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental.

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Biografia do Autor

Carinne Magnago

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ, E-mail: carinne.mag@gmail.com.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Titular, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, E-mail: claumara@vr.microlink.com.br.

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Publicado

31/03/2012

Edição

Seção

Artigo Original