Validação de cenário para simulação clínica: educação em saúde grupal com gestantes no primeiro trimestre
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v27.77645Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal, Educação em Saúde, Treinamento por Simulação, Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivos: elaborar e validar um cenário para simulação clínica de atividade educativa realizada pelo(a) enfermeiro(a) com grupo de gestantes no primeiro trimestre. Métodos: estudo metodológico conduzido em cinco etapas (overview, scenario, scenario design progression, debriefing e assessment), com participação de 18 voluntários (13 atores e cinco experts) selecionados por conveniência. Os cinco experts do estudo preencheram uma escala do tipo Likert com 18 aspectos avaliados e três alternativas de resposta, cujo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo estabelecido foi de 0,75. Resultados: o cenário de baixa complexidade e alta fidelidade que foi elaborado para simulação clínica reproduz uma atividade educativa em saúde com um grupo de gestantes no primeiro trimestre de gestação, juntamente com seus acompanhantes, alcançou IVC de 0,78. Conclusão: o cenário e seu checklist para debriefing foram validados, alcançando os padrões necessários para serem utilizados como ferramenta no ensino de enfermagem no contexto do atendimento às gestantes.
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