Validação de dois cenários de simulação clínica para ensino de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde

Autores

  • Ana Angélica Lima Dias Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: anaangelica@ufsj.edu.br.
  • Raissa Silva Souza Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: rssouza.ra@ufsj.edu.br.
  • Aline Helena Appoloni Eduardo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: alinehaeduardo@ufscar.br. https://orcid.org/0000-0003-1577-3383
  • Adriana Maria da Silva Felix Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: adrianamsfelix1@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-3559-3729
  • Rosely Moralez de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: rosely@ufscar.br. https://orcid.org/0000-0002-0131-4314

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072

Palavras-chave:

Controle de Infecções, Treinamento por Simulação, Estudo de Validação, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: validar cenários clínicos para o ensino baseado em simulação sobre prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Métodos: estudo metodológico de elaboração, validação de conteúdo de dois cenários clínicos simulados e avaliação do design da simulação. Especialistas (n=10) analisaram abrangência, clareza e pertinência dos cenários, e 44 graduandos de enfermagem avaliaram o design, utilizando a Escala do Design da Simulação. Para análise utilizou-se procedimentos de estatística descritiva, Índice de Validade de Conteúdo e Razão de Validade de Conteúdo. Resultados: os itens do cenário apresentaram índice de validade de conteúdo ≥ 0,8 e razão de validade de conteúdo predominantemente ≥ 0,8. A escala apresentou média de 4,7±0,2, indicando adequação dos cenários pelos participantes da simulação. Conclusão: a validação permitiu alcance de adequada qualidade dos cenários propostos, os quais podem ser amplamente utilizados para o ensino de medidas de prevenção e controle de infecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Haque M, Sartelli M, McKimm J, Abu Bakar M. Health care-associated infections - an overview. Infect Drug Resist. 2018;11:2321-2333. doi: 10.2147/IDR.S177247

Siegel JD, Rhinehart E, Jackson M, Chiarello L, and the Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee. 2007 Guideline for Isolation Precautions: Preventing Transmission of Infectious Agents in Healthcare Settings. 2022 [cited 2022 Dec 28]. Available from: https://www.cdc.gov/infectioncontrol/guidelines/isolation/index.html

Maroldi MAC, Felix AMS, Dias AAL, Kawagoe JY, Padoveze MC, Ferreira SA, et al. Adherence to precautions for preventing the transmission of microorganisms in primary health care: a qualitative study. BMC Nurs. 2017;16:49. doi: 10.1186/s12912-017-0245-z

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde [Internet]. Brasília: ANVISA; 2017 [cited 2022 Dec 28]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/caderno-4-medidas-de-prevencao-de-infeccao-relacionada-a-assistencia-a-saude.pdf

Massaroli A, Martini JG, Moya JLM, Pereira MS, Tipple AFV, Maestri E. Competências para enfermeiros generalistas e especialistas atuarem na prevenção e controle de infecções no Brasil. Rev Lat Am Enfermagem. 2019;27:e3134. doi: 10.1590/1518-8345.2620.3134

World Health Organization, Regional Office for Europe. Simulation in nursing and midwifery education [Internet]. Copenhagen: World Health Organization; 2018 [cited 2022 Dec 28]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/345156

Watts PI, McDermott DS, Alinier G, Charnetski M, Ludlow J, Horsley E, et al. Healthcare Simulation Standards of Best PracticeTM Simulation Design. Clinical Simulation in Nursing. 2021;58:14-21. doi: 10.1016/j.ecns.2021.08.009

Kang M, Nagaraj MB, Campbell KK, Nazareno IA, Scott DJ, Arocha D, et al. The role of simulation-based training in healthcare-associated infection (HAI) prevention. Antimicrob Steward Healthc Epidemiol. 2022;2(1):e20. doi: 10.1017/ash.2021.257

Souza RS, Oliveira PP, Dias AAL, Simão DAS, Pelizari AEB, Figueiredo RM. Prevention of infections associated with peripheral catheters: construction and validation of clinical scenario. Rev Bras Enferm. 2020;73(5):e20190390. doi: 10.1590/0034-7167-2019-0390

Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico. Rev. esc. enferm. USP. 2020;54:e03638. doi: 10.1590/S1980-220X2019021603638

Jeffries PR, Rodgers B, Adamson K. NLN Jeffries Simulation Theory: Brief Narrative Description. Nurs Educ Perspect. 2015;36(5):292-3. doi: 10.5480/1536-5026-36.5.292

Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2015;20(3):925-36. doi: 10.1590/1413-81232015203.04332013

Waxman KT. The development of evidence-based clinical simulation scenarios: guidelines for nurse educators. J Nurs Educ. 2010;49(1):29-35. doi: 10.3928/01484834-20090916-07

Lewis KL, Bohnert CA, Gammon WL, Holzer H, Lyman L, Smith C, et al. The Association of Standardized Patient Educators (ASPE) Standards of Best Practice (SOBP). Adv Simul. 2017;2:10. doi: 10.1186/s41077-017-0043-4

Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCM, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validation for the portuguese language of the Simulation Design Scale. Texto contexto - enferm. 2015;24(4):934-40. doi: 10.1590/0104-0707201500004570014

Flausino DA, Oliveira AR, Misko MD, Eduardo AHA. Cenário para treinamento por simulação sobre comunicação de notícias difíceis: um estudo de validação. Esc. Anna Nery. 2022;26:e20210037. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2021-0037

Brasil GC, Ribeiro LM, Mazzo A, Almeida RGS, Martins JCA, Fonseca LMM, et al. Utilização de escalas de design e autoconfiança na avaliação da simulação realística materno-infantil. Revista de Enfermagem Referência. 2018;serIV(19):117-25. doi: 10.12707/RIV18025

Lawshe CH. A quantitative approach to content validity. Personnel Psychology. 1975;28:563-75. 10.1111/j.1744-6570.1975.tb01393.x

Al Khasawneh E, Arulappan J, Natarajan JR, Raman S, Isac C. Efficacy of Simulation Using NLN/Jeffries Nursing Education Simulation Framework on Satisfaction and Self-Confidence of Undergraduate Nursing Students in a Middle-Eastern Country. SAGE Open Nurs. 2021;7:23779608211011316. doi: 10.1177/23779608211011316

Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP). Manual de Simulação Clínica para Profissionais de Enfermagem. São Paulo; 2020.

Mirza N, Cinel J, Noyes H, McKenzie W, Burgess K, Blackstock S, et al. Simulated patient scenario development: A methodological review of validity and reliability reporting. Nurse Educ Today. 2020;85:104222. doi: 10.1016/j.nedt.2019.104222

Negri EC, Pereira Júnior GA, Cotta Filho CK, Franzon JC, Mazzo A. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto contexto - enferm. 2019;28:e20180199. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2018-0199

Rocha LAC, Gorla BC, Jorge BM, Afonso MG, Santos ECN, Miranda FBG. Validação de cenários simulados para estudantes de enfermagem: avaliação e tratamento de Lesão por Pressão. Rev. Eletr. Enferm. 2021;23:67489. doi: 10.5216/ree.v23.67489

Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saúde. 2017;26(3):649-59. doi: 10.5123/S1679-49742017000300022

Roh YS, Jang KI, Issenberg SB. Nursing students’ perceptions of simulation design features and learning outcomes: The mediating effect of psychological safety. Collegian. 2021;28(2):184-9. doi: 10.1016/j.colegn.2020.06.007

Publicado

29/12/2022

Como Citar

1.
Dias AAL, Souza RS, Eduardo AHA, Felix AM da S, Figueiredo RM de. Validação de dois cenários de simulação clínica para ensino de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de dezembro de 2022 [citado 29º de março de 2024];24:70072. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/70072

Edição

Seção

Artigo Original