O ensino do relacionamento interpessoal enfermeiro – paciente

avaliação dos alunos

Autores/as

  • Antonia Regina Ferreira Furegato Faculdade de Enfermagem
  • Maria Cecília Morais Scatena Faculdade de Enfermagem
  • Gabriela Campos Hespanholo Faculdade de Enfermagem
  • Leandra Terezinha Roncolato Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v3i1.697

Palabras clave:

relacionamento interpessoal, Interação Terapêutica, Ensino, Enfermagem, Avaliação

Resumen

Os autores tiveram como objetivo avaliar o ensino do Relacionamento Interpessoal Enfermeiro-Paciente aos pós-graduandos. Os instrumentos de coletas de dados permitiram conhecer: 1) as leituras realizadas; 2) a opinião de dezenove alunos sobre objetivos, distribuição das atividades, leituras, atividade prática e metodologia do ensino; 3) os sentimentos dos alunos com relação ao tipo de ensino/aprendizado, dinâmica desta vivência e profissão. Resultados: 1) os alunos lêem menos do que se esperava; 2) requerem mais tempo para discussão das experiências práticas; 3) avaliaram seu desenvolvimento profissional; 4) experimentaram novas posições diante do paciente; 5) concordam que o papel do enfermeiro pode ser terapêutico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-12-15

Número

Sección

Articulo Original