Validação de cenários simulados para estudantes de enfermagem: avaliação e tratamento de Lesão por Pressão
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v23.67489Palabras clave:
Simulação, Lesão por Pressão, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Avaliação em EnfermagemResumen
Objetivo: validar cenários simulados para ensino e aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre avaliação e tratamento de Lesão por Pressão. Método: estudo metodológico, com cenários construídos por meio do referencial de Fabri e normas de práticas recomendadas da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A seleção dos juízes seguiu os critérios de Fehring e snowball technique, a coleta de dados ocorreu em duas etapas conforme Delphi. A análise dos resultados considerou o nível de concordância 0,80. Resultados: dois cenários foram validados resultando o Scale-Level Content Validity Index global maior que 0,80; ambos compõem itens sobre o conhecimento prévio do aprendiz, objetivo geral e específicos de aprendizagem, fundamentação teórica, responsáveis, complexidade, documentação, Briefing, tema, recursos humanos e materiais, público-alvo, treino da equipe, Debriefing eavaliação. Conclusões: cenários simulados foram validados para o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem, para avaliar e tratar Lesão por Pressão no contexto hospitalar e domiciliar.
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