Letramento em saúde dos profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde

Autores/as

  • Valquiria Miranda Silva Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. valquiriams94@gmail.com
  • Virginia Visconde Brasil Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. viscondebrasil@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-0279-9878
  • Katarinne Lima Moraes Universidade Federal de Jataí (UFJ). Jataí (GO), Brasil. katarinnemoraes@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6169-0461
  • Jéssica Priscilla Resende Magalhães Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. jessicapriscila93@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-9944-209X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.62315

Palabras clave:

Letramento em Saúde, Internato não Médico, Pessoal de Saúde, Capacitação Profissional, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumen

Objetivo: avaliar as condições do letramento em saúde de profissionais inseridos em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo transversal analítico, realizado com 88 profissionais residentes, utilizando a versão brasileira do Health Literacy Questionnaire. Foi avaliada a confiabilidade e a correlação das médias dos escores das escalas com as variáveis sociodemográficas. Resultados: os resultados indicam que as mulheres cuidam mais da saúde e têm melhor suporte social. Os mais jovens têm facilidade de interagir com os profissionais de saúde e de navegar no sistema de saúde. As potencialidades identificadas foram a capacidade de identificar confiáveis fontes de informação e serem “exploradores de informação”. As limitações estão relacionadas ao não envolvimento com os próprios cuidados de saúde e a não usarem o sistema de saúde. Conclusão: O estudo colabora para divulgar a temática entre os profissionais residentes, possibilitando a reflexão sobre as competências e habilidades necessárias no cuidado em saúde.

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Publicado

2020-12-20

Número

Sección

Articulo Original