Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem

Autores/as

  • Miriam Trombetta Franco Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, miriamtrombetta1@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2191-187X
  • Luzia Fernandes Millão Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, luziam.ufcspa@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3399-7428

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299

Palabras clave:

Educação Técnica em Enfermagem, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Educação em Enfermagem

Resumen

Os técnicos de Enfermagem compõem a maior parcela de profissionais no setor saúde, logo sua formação e atuação merecem atenção. A integração ensino-serviço funciona como estratégia para reorganização simultânea, tanto do mundo da formação profissional quanto do mundo do trabalho. Esta pesquisa objetivou compreender a integração ensino-serviço na formação técnica em Enfermagem e utilizou-se de método qualitativo, exploratório-descritivo. Para estudo das informações, foram realizadas entrevistas coletivas com 34 participantes, sendo gestores, professores, estudantes e profissionais. Para tratamento das informações, utilizou-se análise de conteúdo. Verificou-se que a integração ensino-serviço, pode beneficiar a formação e a atuação profissional, entretanto há desafios a serem superados para consolidação de sua proposta. Conclui-se que, não há uma estrutura institucionalizada que norteie as práticas, tornando as instituições parceiras entre si, em uma postura dialógica e construtiva, com pactuação bilateral de objetivos, abrindo oportunidades para qualificação da assistência em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Baldoino AS, Veras RM. Analysis of service-learning activities adopted in health courses of Federal University of Bahia. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 jun. [access at: Sept. 07, 2019];50(n.spe):17-24. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100017. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003.

Oliveira AG, Araújo A, Ribeiro LCC. Caracterização da integração ensino e serviço: dizeres de docentes, discentes e enfermeiros. Bol Téc Senac [Internet]. 2017 maio/ago. [access at: Sept. 15, 2019];43(2);148-67. Available at: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/476. https://doi.org/10.26849/bts.v43i2.476.

Allen S. The revolution of nursing pedagogy: a transformational process. Teach Learn Nurs [Internet]. 2010 [access at: Sept. 08, 2019];5(1):33-8. https://doi.org/10.1016/j.teln.2009.07.001.

Camargo RAA, Gonçalves AE, Góes FSN, Nakata CY, Pereira MCA. Avaliação da formação do técnico de enfermagem por enfermeiros da prática hospitalar. REME – Rev Min Enferm [Internet]. 2015 [access at: Mar. 10, 2017];19(4):951-7. Available at: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1052. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150073.

Kuabara CTM, Sales PRS, Marin MJS, Tonhom SFR. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. Rev Min Enferm [Internet]. 2014 [access at: Mar. 10, 2017];18(1):195- 207. Available at: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/918. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140015.

Brehmer LCF, Ramos FRS. Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de cursos de Graduação em Enfermagem. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [access at: Sept. 17, 2019];48(1):119-26. Available at: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n1/pt_0080-6234-reeusp-48-01-118.pdf. http://www.dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100015.

Sales PRS, Marin MJS, Silva-Filho CR. Integração academia-serviço na formação de enfermeiros em um hospital de ensino. Trab Educ Saúde [Internet]. 2015 [access at: Sept. 07, 2019];13(3):675-93. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000300675&lng=pt&tlng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00057.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2010.

Marin MJS, Oliveira MAC, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2014 [access at: Mar. 10, 2017];19(3):967-74. Available at: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00967.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012.

Pereira JG, Fracolli LA. Articulação ensino-serviço e vigilância da saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um distrito escola. Trab Educ Saúde [Internet]. 2011 [access at: Mar. 10, 2017];9(1):63-75. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462011000100005. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000100005.

Vasconcelos ACF, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. An experience of teaching-service integration and change of professional practices: healthcare professionals speak out. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 [access at: Sept. 18, 2019];20(56):147-58. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100147&lng=pt&tlng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0395.

Brasil. Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: CNS; 2012.

Khalaf DK, Reibnitz KS, Lima MM, Correa AB, Martini JG. Teaching-service integration: building the educational workshop in healthcare. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 Apr [access at: Sept. 18, 2019];72(2):375-82. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000200375&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0008.

Andrade SR, Boehs AE, Boehs CGE, Gorris PP. Mecanismos de controle da integração ensino-serviço no Pró-Saúde Enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015 set [access at: Mar. 10, 2017];36(3):56- 62. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n3/pt_1983-1447-rgenf-36-03-00056.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.03.50302.

Marañón AA, Pera MPI. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today [Internet]. 2015 [access at: Mar. 10, 2017];35(7):859-63. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25863650. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.03.014.

Kloh D, Reibnitz KS, Corrêa AB, Lima MM, Cunha AP. Integração ensino-serviço no contexto do projeto político-pedagógico dos cursos de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [access at: Sept. 18, 2019];11(11):4554-62. Available at: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231194. https://doi.org/10.5205/reuol.11138-99362-1-SM.1111sup201703.

Garcia SO, Sampaio J, Costa CRL, Diniz RS, Araújo TA. Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente. Interface (Botucatu) [Internet]. 2019 [access at: Sept. 18, 2019]; 23:e180540. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100512&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/interface.180540.

Vieira ALS, Moyses NMN. Trajetória da graduação das catorze profissões de saúde no Brasil. Saúde Debate [Internet]. 2017 abr [access at: Dec. 05, 2019];41(113):401-14. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000200401&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711305.

Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Reibnitz KS. Teaching-service integration and its interface in the context of reorienting health education. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Dec [access at: Sept. 07, 2019];20(59):1015-25. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401015&lng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0768.

Duarte CG, Lunardi VL, Barlem ELD. Satisfação e sofrimento no trabalho do enfermeiro docente: uma revisão integrativa. REME – Rev Min Enferm [Internet]. 2016 [access at: Mar. 10, 2017];20:e939. Available at: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e939.pdf. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20160009.

Oliveira AG. Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária [dissertação]. Diamantina: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; 2016. Available at: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1299/1/ariane_goncalves_oliveira.pdf.

Dias EP, Stutz BL, Resende TC, Batista NB, Sene SS. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúde. Rev Psicoped [Internet]. 2014 [access at: Mar. 10, 2017];31(94):44- 55. Available at: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v31n94/06.pdf.

Mendes TMC, Bezerra HS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Interação ensino-serviço- comunidade no Brasil e o que dizem os atores dos cenários de prática: uma revisão integrativa. Revista Ciência Plural [Internet]. 2018 [access at: Sept. 19, 2019]; 4(1):98-116. Available at: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283.

Silva FA, Costa NMSC, Lampert JB, Alves R. Teachers’ role in strengthening teaching-service-community integration policies: the context of Brazilian medical schools. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [access at: Sept. 07, 2019];22(Suppl 1):1411-23. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501411&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0062.

Mello AL, Terra MG, Nietsche EA. Integration between teaching and health services in academic training for multi-professional health residents: the professors’ conception. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2019 [access at: Sept. 19, 2019];27:e25017. Available at: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/25017/30628. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.25017.

Publicado

2020-08-10

Número

Sección

Articulo Original