Incidentes críticos no processo de ensino-aprendizagem em diabetes na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde

Autores

  • Camila Rezende Pimentel Ribas Universidade de São Paulo
  • Carla Regina de Souza Teixeira Universidade de São Paulo
  • Valmir Aparecido de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Tatiane Aparecida Martins Universidade de São Paulo
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo
  • Nájela Hassan Saloum de Andrade Universidade de São Paulo
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46626

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Equipe interdisciplinar de saúde

Resumo

Estudo descritivo transversal que teve como objetivo identificar os fatores que interferem positiva e negativamente no processo de ensino-aprendizagem de diabéticos, na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde. Foi realizado em um Centro de pesquisa e extensão universitária do interior paulista em 2007. Participaram 11 sujeitos, membros da equipe multiprofissional do referido centro. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de incidentes críticos, com aplicação de um formulário. Os resultados indicaram 15 incidentes críticos, sendo oito com referências positivas e 11 negativas. Os fatores mais valorizados por tais sujeitos integrantes dessa equipe de saúde na educação em diabetes foram: interação entre os pacientes no grupo, interação da equipe multiprofissional de saúde e acolhimento da equipe. Dentre os fatores menos valorizados constatou-se a interação da equipe multiprofissional de saúde, além da configuração do grupo e dificuldade do profissional em lidar com situações adversas no grupo. Os dados obtidos remetem à necessidade de investimento das instituições formadoras em saúde para capacitar profissionais com competência para trabalhar com grupos, discutindo os fatores que favorecem positiva e negativamente na educação em diabetes.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rezende Pimentel Ribas, Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP da Universidade de São Paulo - USP, bolsista Capes. Ribeirão Preto, SP. E-mail: camilar.p.ribas@usp.br

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP, Ribeirão Preto, SP. E-mail: carlarst@eerp.usp.br

Valmir Aparecido de Oliveira, Universidade de São Paulo

Psicólogo, mestrando em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP–USP. E-mail: valoliveir@hotmail.com

Tatiane Aparecida Martins, Universidade de São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Enfermagem pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: tatiane.martins@usp.br

Karina Dal Sasso Mendes, Universidade de São Paulo

Enfermeira, doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: dalsasso@eerp.usp.br

Nájela Hassan Saloum de Andrade, Universidade de São Paulo

Enfermeira, doutoranda em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: najela@ibest.com.br

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Membro da equipe de Educação em Diabetes vinculado à EERP-USP. E-mail: masantos@ffclrp.usp.br

Maria Lúcia Zanetti, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. Presidente da Comissão de Pesquisa da EERP-USP, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Diabetes Mellitus cadastrado no diretório do CNPq. Coordenadora do Grupo de Educação em Diabetes vinculado à EERP–USP. E-mail: zanetti@eerp.usp.br

Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Ribas CRP, Teixeira CR de S, Oliveira VA de, Martins TA, Mendes KDS, Andrade NHS de, Santos MA dos, Zanetti ML. Incidentes críticos no processo de ensino-aprendizagem em diabetes na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 28º de março de 2024];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46626

Edição

Seção

Artigo Original