Ser-criança com asma: assumindo suas particularidades e lidando com restrições
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.45572Palabras clave:
Enfermagem Pediátrica, Criança, Asma, Família, Saúde EscolarResumen
Estudo objetivou compreender como crianças com asma e suas famílias se percebem no convívio com a doença crônica e desenvolvem seus modos de enfrentamento e cuidado. Trata-se de pesquisa fenomenológica, realizada com cinco famílias de crianças com asma moderada ou grave. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, realizadas junto às crianças e seus familiares, durante visitas domiciliares, entre setembro de 2013 e janeiro de 2014. Sob a ótica da criança, ficou clara a dificuldade em lidar com medos, frustrações e constrangimentos relacionados à doença e ao tratamento, especialmente na escola. Os familiares enfatizaram restrições impostas na vida da criança e no ambiente familiar, além de referirem atitudes de cuidado que demonstram superproteção. Profissionais envolvidos na atenção a asma infantil precisam valorizar potencialidades da criança e autonomia da família nas ações de cuidado, favorecendo o convívio com a doença crônica e o empoderamento para o cuidar.Descargas
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Publicado
2017-12-31
Cómo citar
1.
Siqueira KM, Fernandes ICF, Araújo JC, Salge AKM, Castral TC, Barbosa MA. Ser-criança com asma: assumindo suas particularidades e lidando com restrições. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31 de diciembre de 2017 [citado 17 de julio de 2024];19:a55. Disponible en: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45572
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