O enfermeiro educador no puerpério imediato em alojamento conjunto na perspectiva de Peplau
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v20.45470Palabras clave:
Período Pós-Parto, Alojamento Conjunto, Enfermeira Obstétrica, Enfermagem, Teoria de EnfermagemResumen
Estudo com abordagem qualitativa objetivando compreender as orientações apreendidas de puérperas em alojamento conjunto e discutir as ações do enfermeiro educador na perspectiva da Teoria de Peplau. A amostra constou de 27 mulheres enquadradas nos seguintes critérios: idade igual ou maior que 18 anos; estar no puerpério; ter ficado com o bebê em alojamento conjunto durante sua estadia na maternidade. A coleta de dados decorreu de junho a julho de 2014. Após análise das entrevistas emergiram três categorias e suas subcategorias: orientações fornecidas pelo enfermeiro acerca dos cuidados com o recém-nascido; orientações relativas aos cuidados com as puérperas; memória das puérperas acerca das orientações recebidas. A evidência dos resultados demonstrou que a escuta foi instrumento identificado como ação terapêutica mais empregada pelas enfermeiras e os papéis desenvolvidos exercidos de acordo com as necessidades das puérperas, atendendo à dinâmica do relacionamento interpessoal tornando-as mais autônomas e satisfeitas nos seus cuidados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-06-21
Número
Sección
Articulo Original
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Eletrônica de Enfermagem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.