Manual educativo de cuidados no pós-operatório de revascularização miocárdica: uma ferramenta para pacientes e familiares

Autores/as

  • Luana Llagostera Sillano Gentil Hospital Sírio-Libanês
  • Rodrigo Marques da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Sonia Betzabeth Ticona Benavente Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Ana Lucia Siqueira Costa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43068

Palabras clave:

Revascularização Miocárdica, Educação de Pacientes como Assunto, Tecnologia Educacional, Enfermagem

Resumen

Elaborou-se um manual educativo para o autocuidado de pacientes revascularizados após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo metodológico cuja coleta ocorreu entre fevereiro e abril de 2012 junto a oito peritos em cardiología e 35 pacientes/familiares. Realizou-se a validação de conteúdo e de face junto a oito pacientes/familares e oito peritos. Dos 46 itens propostos, os pacientes/familiares classificaram 26 itens (57%) como muito importante (concordância entre 91,4% e 100%) e os peritos 29 itens (63%) como muito importante (concordância igual ou superior a 75%). Selecionaram-se 36 itens distribuídos em 26 categoriais para o manual final. Houve 100% de concordância de pacientes/familiares e peritos quanto ao conteúdo, linguagem e ilustrações. A ferramenta apresentou validade semântica e adequação de conteúdo para a população, sendo capaz de reduzir complicações decorrentes do despreparo para o autocuidado, reduzindo o número de reinternações e os custos hospitalares, além de sistematizar o ensino pós-operatório.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Llagostera Sillano Gentil, Hospital Sírio-Libanês

Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Coordenadora de Enfermagem do Hospital Sírio-Libanês. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: luanallgentil@gmail.com.

Rodrigo Marques da Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: marquessm@usp.br.

Sonia Betzabeth Ticona Benavente, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: sonibenavente@usp.br.

Ana Lucia Siqueira Costa, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: anascosta@usp.br.

Publicado

2017-11-24

Número

Sección

Articulo Original