Estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas para adolescentes: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v18.36796Palabras clave:
Ensino, Educação em Saúde, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Adolescentes, Enfermagem PsiquiátricaResumen
Foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar as evidências científicas acerca das estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, CINAHL, MEDLINE, Scopus e Cochrane Library, com os descritores Ensino, Educação em Saúde, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Adolescentes e Enfermagem Psiquiátrica. Foram selecionados 27 artigos. Os resultados demonstraram uma variedade de programas, projetos e intervenções utilizados como estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas entre adolescentes. Dentre os estudos, 74,1 % (n=20) observaram resultado satisfatório e 25,9% (n=7) parcialmente satisfatório. Apenas o Projeto Narconon e a Intervenção Breve demonstraram efetividade, de maneira ampla, na redução do consumo de diferentes tipos de drogas entre adolescentes, uma vez que as demais foram direcionadas à algum tipo específico de drogas ou ainda se limitaram à prevenção do consumo destas sustâncias à adolescentes não usuários.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-06-30
Cómo citar
1.
Salles TA, Chaves E de CL, Moreira D da S, Brito MVN, Mendonça HMCR e, Oliveira K. Estratégias de prevenção ou redução do consumo de drogas para adolescentes: revisão sistemática da literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30 de junio de 2016 [citado 17 de julio de 2024];18:e1172. Disponible en: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/36796
Número
Sección
Articulo de Revisión
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Eletrônica de Enfermagem
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.