Role Playing Game (RPG) na graduação em enfermagem: potencialidades pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v18.37672Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Materiais de Ensino, Tecnologia Educacional, Jogos e BrinquedosResumo
Objetivou-se avaliar as potencialidades de um jogo de Role Playing Game como estratégia pedagógica na Graduação em Enfermagem, com ênfase em suas implicações subjetivas na compreensão sobre aspectos da profissão. Estudo qualitativo, realizado por meio de pesquisa avaliativa, do tipo análise da implantação. Participaram alunos do 3º período de Enfermagem. O instrumento de coleta foram Memórias de Jogo, relatos elaborados pelos alunos após sessões do jogo. O jogo constituiu uma estratégia pedagógica não tradicional que favoreceu aos alunos a aproximação com a prática profissional, a participação ativa, a autorreflexão e a reflexão sobre a atuação profissional. Essa estratégia favoreceu processos de singularização, permitindo ao aluno vivenciar situações semelhantes às da prática do enfermeiro e exercitar habilidades como trabalho em equipe e criatividade. A ampliação dos estudos que abordam os processos subjetivos no ensino superior, por meio de jogos de simulação, pode contribuir para melhor delineamento dos processos formativos em saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01/12/2016
Como Citar
1.
Soares AN, Gazzinelli MF, Souza V de, Araújo LHL. Role Playing Game (RPG) na graduação em enfermagem: potencialidades pedagógicas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2016 [citado 24º de abril de 2024];18:e1178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/37672
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.