Competências gerenciais na formação do enfermeiro: análise documental de um projeto pedagógico de curso

Autores

  • Gladys Amélia Vélez Benito UNIVALI
  • Pâmela Cabral Finato UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.9531

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Gerência, Educação baseada em competências. Educação Superior.

Resumo

Pesquisa que tem por objetivo identificar as competências gerenciais que subsidiam uma formação baseada em conhecimentos, habilidades e atitudes, apresentadas no Projeto Pedagógico de um curso de enfermagem. Constitui-se em um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, por meio de análise de conteúdo temática do documento, que se baseia em um instrumento elaborado com base nos pontos chave das competências gerenciais a serem desenvolvidos pelos enfermeiros na atenção básica. Apresenta as categorias e subcategorias de cada dimensão das competências gerenciais. Os resultados mostram que os registros do Projeto Pedagógico do Curso em estudo apresentam uma predominância da dimensão conhecimento, em detrimento das dimensões habilidade e atitude. Isto nos mostra que os conteúdos ainda não refletem a concordância com a Lei de Diretrizes e Bases preconizadas pelo Ministério da Saúde e Ministério de Educação para a formação do enfermeiro. Este estudo vem contribuir com futuras reformulações do Projeto Pedagógico do curso, uma vez que aponta para as competências gerencias do enfermeiro, cooperando com uma análise e reflexão do desenvolvimento de cada uma das dimensões, além de proporcionar subsídios para o desenvolvimento de outras pesquisas na formação.

Descritores: Educação em Enfermagem; Gerência; Educação baseada em competências; Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladys Amélia Vélez Benito, UNIVALI

Enfermeira. Doutora em Engenharia de Produção. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho e do Curso de Graduação de Enfermagem da UNIVALI, campus Itajaí. Itajaí, SC.

Pâmela Cabral Finato, UNIVALI

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da UNIVALI, campus Itajaí. Bolsista do ProBIC. Itajaí, SC.

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Benito GAV, Finato PC. Competências gerenciais na formação do enfermeiro: análise documental de um projeto pedagógico de curso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 25º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9531

Edição

Seção

Artigo Original