Satisfação de clientes hospitalizados em relação às atividades lúdicas desenvolvidas por estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.9528Palavras-chave:
Ludoterapia, Hospitalização, Humanização da Assistência.Resumo
A hospitalização é considerada um fator estressante ao cliente e sua família. A realização de atividades lúdicas em hospitais constitui uma forma de contribuir para a assistência pautada nos valores humanos, minimizando consequências negativas que esta pode acarretar. O grupo SARAKURA foi criado em 2004, com o propósito de levar entretenimento às pessoas hospitalizadas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). Diante disso, objetivou-se caracterizar os clientes internados no HC/UFTM e verificar a opinião sobre sua satisfação em relação às atividades lúdicas realizadas pelo grupo SARAKURA. Foi aplicado questionário a 218 clientes que receberam a visita do SARAKURA durante a hospitalização. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, evidenciando que os participantes avaliaram como ótimo: o período em que o grupo esteve presente na enfermaria (66,98%), o horário da visita (50%), as atividades lúdicas realizadas (66,05%), os recursos materiais utilizados (70,18%), a atuação dos alunos (76,15%) e a possibilidade de outras visitas (86,70%). O tempo de permanência do grupo obteve conceito bom segundo 37,61% dos participantes. Concluiu-se que o trabalho do grupo SARAKURA apresentou boa aceitação, mediante a atuação de seus integrantes, que buscam promover uma cultura de respeito e de valorização da vida humana.
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