Satisfação de clientes hospitalizados em relação às atividades lúdicas desenvolvidas por estudantes universitários

Autores

  • Ana Lúcia de Assis Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Harriet Bárbara Maruxo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Leandro de Resende Yamamoto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Liliane Caetano da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Pamella Araujo Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.9528

Palavras-chave:

Ludoterapia, Hospitalização, Humanização da Assistência.

Resumo

A hospitalização é considerada um fator estressante ao cliente e sua família. A realização de atividades lúdicas em hospitais constitui uma forma de contribuir para a assistência pautada nos valores humanos, minimizando consequências negativas que esta pode acarretar. O grupo SARAKURA foi criado em 2004, com o propósito de levar entretenimento às pessoas hospitalizadas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). Diante disso, objetivou-se caracterizar os clientes internados no HC/UFTM e verificar a opinião sobre sua satisfação em relação às atividades lúdicas realizadas pelo grupo SARAKURA. Foi aplicado questionário a 218 clientes que receberam a visita do SARAKURA durante a hospitalização. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, evidenciando que os participantes avaliaram como ótimo: o período em que o grupo esteve presente na enfermaria (66,98%), o horário da visita (50%), as atividades lúdicas realizadas (66,05%), os recursos materiais utilizados (70,18%), a atuação dos alunos (76,15%) e a possibilidade de outras visitas (86,70%). O tempo de permanência do grupo obteve conceito bom segundo 37,61% dos participantes. Concluiu-se que o trabalho do grupo SARAKURA apresentou boa aceitação, mediante a atuação de seus integrantes, que buscam promover uma cultura de respeito e de valorização da vida humana.

Descritores: Ludoterapia; Hospitalização; Humanização da Assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Assis Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG.

Harriet Bárbara Maruxo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do CGE/UFTM. Uberaba, MG.

Leandro de Resende Yamamoto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da UFTM. Uberaba, MG.

Liliane Caetano da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFTM. Uberaba, MG.

Pamella Araujo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do CGE/UFTM. Uberaba, MG.

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Simões AL de A, Maruxo HB, Yamamoto L de R, Silva LC da, Silva PA. Satisfação de clientes hospitalizados em relação às atividades lúdicas desenvolvidas por estudantes universitários. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 25º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9528

Edição

Seção

Artigo Original