Visita ao museu de loucura: uma experiência de aprendizagem sobre a reforma psiquiátrica

Autores

  • Nadja Cristiane Lappann Botti Faculdade de Enfermagem
  • Eline Mascarenhas Cotta Faculdade de Enfermagem
  • Fabiano de Almeida Célio Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.944

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Saúde Mental, Reforma dos Serviços de Saúde

Resumo

O Museu da Loucura de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais é um espaço onde arte, história e memória revelam as diferenças da psiquiatria do início do século passado e a abordagem atual. Foi realizado um estudo qualitativo com 39 acadêmicos de Enfermagem, objetivando identificar o significado da visita ao Museu da Loucura para os acadêmicos. O referencial metodológico foi o Discurso do Sujeito Coletivo e o teórico a Reforma Psiquiátrica. Os dados mostram o significado da visita como vivência potencial de aprendizagem das dimensões da Reforma Psiquiátrica ao conduzir o aluno a questionar as práticas e saberes da Psiquiatria na lógica asilar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original