VISITA AO MUSEU DE LOUCURA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA

  • Nadja Cristiane Lappann Botti Faculdade de Enfermagem
  • Eline Mascarenhas Cotta Faculdade de Enfermagem
  • Fabiano de Almeida Célio Faculdade de Enfermagem

Resumo

RESUMO: O Museu da Loucura de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais é um espaço onde arte, história e memória revelam as diferenças da psiquiatria do início do século passado e a abordagem atual. Foi realizado um estudo qualitativo com 39 acadêmicos de Enfermagem, objetivando identificar o significado da visita ao Museu da Loucura para os acadêmicos. O referencial metodológico foi o Discurso do Sujeito Coletivo e o teórico a Reforma Psiquiátrica. Os dados mostram o significado da visita como vivência potencial de aprendizagem das dimensões da Reforma Psiquiátrica ao conduzir o aluno a questionar as práticas e saberes da Psiquiatria na lógica asilar. PALAVRAS-CHAVE: Educação em Enfermagem; Saúde Mental; Reforma dos Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
30-12-2006
Como Citar
Botti, N. C. L., Cotta, E. M., & Célio, F. de A. (2006). VISITA AO MUSEU DE LOUCURA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA. Revista Eletrônica De Enfermagem, 8(1). https://doi.org/10.5216/ree.v8i1.944
Seção
Artigo Original