Avaliação de vídeo educativo sobre banho domiciliar de recém-nascidos: um estudo metodológico envolvendo pais e cuidadores

Autores

  • Fernanda Garcia Bezerra Góes Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: fernandagoes@id.uff.br. https://orcid.org/0000-0003-3894-3998
  • Iasmym Alves de Andrade Soares Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: iasmymandrade@id.uff.br. https://orcid.org/0000-0001-6907-4081
  • Aline Cerqueira Santos S. Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: alinecer2014@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-8119-3945
  • Ana Carla Silveira de Sá Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: ana.silveira.sa@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-4357-9369
  • Brenda Lucas Campos Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: brendalucas@id.uff.br.
  • Liliane Faria da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: lili.05@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9125-1053
  • Laura Johanson da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: lauraenfaunirio@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-4439-9346

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v26.77089

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Banhos, Família, Tecnologia Educacional, Filme e Vídeo Educativo

Resumo

Objetivo: avaliar a tecnologia educacional em formato de vídeo sobre o banho do recém-nascido no domicílio segundo a percepção dos pais/cuidadores. Métodos: estudo metodológico conduzido em uma maternidade no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Vinte pais/cuidadores participaram da avaliação do vídeo no YouTube usando um dispositivo móvel, seguido de preenchimento de um instrumento contendo 26 itens. Considerou-se válidos os Índices de Concordância com pontuação igual ou superior a 0,8 (80,0%).  Resultados: a média global do Índice de Concordância foi de 0,99 (99,0%). Entre os itens avaliados, as pontuações variaram de 0,90 (90,0%) a 1,0 (100,0%), indicando uma excelente avaliação por parte dos familiares. Conclusões: a avaliação do vídeo por pais/cuidadores foi satisfatória, sendo um instrumento promissor para ser utilizado durante a educação em saúde sobre o banho do recém-nascido no domicílio.

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Publicado

06/08/2024

Edição

Seção

Artigo Original