Repensando a avaliação da aprendizagem

Autores

  • Rosangela Maria Fenili Faculdade de Enfermagem
  • Maria Emilia de Oliveira Faculdade de Enfermagem
  • Odalea M. Brüggemann dos Santos Faculdade de Enfermagem
  • Elisabeta Roseli Eckert Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v4i2.757

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Graduação, Enfermagem

Resumo

Este trabalho busca conhecer e compreender como o Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), avalia seus alunos. Analisa como a avaliação está estruturada nos planos de ensino de oito disciplinas do período profissionalizante. A partir da análise realizada percebe-se que as disciplinas utilizam como critério as notas, e todas atribuem pesos diferenciados para cada atividade, de acordo com critérios estabelecidos somente pelos professores. Assim, pode-se dizer que a prática “dita” como avaliação da aprendizagem, não passa de uma verificação. Neste sentido, as autoras apontam alguns caminhos que possam redirecionar esta prática.

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Publicado

21/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original