Práticas cuidadoras que favorecem a integralidade do cuidado ao recém-nascido de alto risco: revisão sistemática

Autores

  • Elysangela Dittz Duarte Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Silva Tavares Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.7509

Palavras-chave:

Cuidados Integrais de Saúde, Neonatologia, Recém-nascido, Unidades de terapia intensiva neonatal.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.7509

A busca de um cuidado que contemple as dimensões biopsicossociais do recém-nascido, não limitadas às que garantem a sua sobrevida, tem sido promovida através de diferentes práticas que consideramos serem favorecedoras da integralidade. Neste estudo realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de identificar práticas cuidadoras que favorecem a integralidade do cuidado ao recém-nascido de alto risco. A busca foi realizada nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, PAHO, WHOLIS e BVS INTEGRALIDADE, utilizando-se os indexadores Cuidados Integrais de Saúde, Neonatologia, Recém-nascido e Unidades de terapia intensiva neonatal, no período de 1988 a 2009. Foram selecionadas 17 publicações, em inglês, português e espanhol. Os resultados foram agrupados nas categorias: cuidado centrado no recém-nascido e na família, trabalho em equipe multiprofissional, participação da mãe e dos familiares no cuidado ao recém-nascido e continuidade da assistência. Concluiu-se que iniciativas são tomadas para possibilitar um cuidado integral mas que, para construção da integralidade da assistência ao neonato de risco, ainda existem dificuldades a serem superadas, principalmente em relação à ampliação do foco do cuidado e à reorganização do processo de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Descritores: Cuidados Integrais de Saúde; Neonatologia; Recém-nascido; Unidades de terapia intensiva neonatal.

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Biografia do Autor

Elysangela Dittz Duarte, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em saúde da criança e do adolescente. Profa. Adjunto, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: dittzduarte@ig.com.br.

Roseni Rosângela de Sena, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Emérita, Escola de Enfermagem, UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: rosenisena@uol.com.br.

Tatiana Silva Tavares, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do curso de Graduação em Enfermagem, bolsista PIBIC/CNPq, UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: tatianasilvatavares@yahoo.com.br.

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Publicado

29/09/2010

Edição

Seção

Artigo de Revisão