Planejando, desenvolvendo e avaliando uma intervenção grupal junto a adolescentes: uma perspectiva sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7503Palavras-chave:
Processos Grupais, Educação em Saúde, Programa de Saúde da Família, Adolescente, Pobreza.Resumo
O presente estudo objetivou descrever e analisar o planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma ação educativa junto a um grupo de adolescentes pobres, sobre sexualidade e prevenção às IST/Aids. Tratou-se de uma pesquisa-ação que teve como referencial teórico-metodológico o Pensamento Sistêmico (PS) e o Grupo Operativo (GO). O estudo foi desenvolvido no período de setembro a outubro de 2006 e teve como local uma Unidade de Saúde da Família (USF) em contexto de pobreza. Participaram do estudo seis adolescentes do sexo feminino com idade entre 12 e 14 anos. Os dados foram coletados por meio de diário de campo e registro manual das falas durante o GO. Planejando, desenvolvendo e avaliando esta ação educativa verificamos a convergência do PS e do GO às questões que permeiam a prevenção das IST/Aids, uma vez que se constituem a partir de uma perspectiva contextual, processual e relacional onde o vínculo e a escuta são valorizados na co-construção de possibilidades para a prevenção das referidas moléstias.
Palavras chave: Processos Grupais; Educação em Saúde; Programa de Saúde da Família; Adolescente; Pobreza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.