Validação de dois cenários de simulação clínica para ensino de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde

Autores

  • Ana Angélica Lima Dias Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: anaangelica@ufsj.edu.br.
  • Raissa Silva Souza Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: rssouza.ra@ufsj.edu.br.
  • Aline Helena Appoloni Eduardo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: alinehaeduardo@ufscar.br. https://orcid.org/0000-0003-1577-3383
  • Adriana Maria da Silva Felix Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: adrianamsfelix1@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-3559-3729
  • Rosely Moralez de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: rosely@ufscar.br. https://orcid.org/0000-0002-0131-4314

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v24.70072

Palavras-chave:

Controle de Infecções, Treinamento por Simulação, Estudo de Validação, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: validar cenários clínicos para o ensino baseado em simulação sobre prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Métodos: estudo metodológico de elaboração, validação de conteúdo de dois cenários clínicos simulados e avaliação do design da simulação. Especialistas (n=10) analisaram abrangência, clareza e pertinência dos cenários, e 44 graduandos de enfermagem avaliaram o design, utilizando a Escala do Design da Simulação. Para análise utilizou-se procedimentos de estatística descritiva, Índice de Validade de Conteúdo e Razão de Validade de Conteúdo. Resultados: os itens do cenário apresentaram índice de validade de conteúdo ≥ 0,8 e razão de validade de conteúdo predominantemente ≥ 0,8. A escala apresentou média de 4,7±0,2, indicando adequação dos cenários pelos participantes da simulação. Conclusão: a validação permitiu alcance de adequada qualidade dos cenários propostos, os quais podem ser amplamente utilizados para o ensino de medidas de prevenção e controle de infecção.

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Publicado

29/12/2022

Edição

Seção

Artigo Original