O ensino do relacionamento interpessoal enfermeiro – paciente

avaliação dos alunos

Autores

  • Antonia Regina Ferreira Furegato Faculdade de Enfermagem
  • Maria Cecília Morais Scatena Faculdade de Enfermagem
  • Gabriela Campos Hespanholo Faculdade de Enfermagem
  • Leandra Terezinha Roncolato Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v3i1.697

Palavras-chave:

relacionamento interpessoal, Interação Terapêutica, Ensino, Enfermagem, Avaliação

Resumo

Os autores tiveram como objetivo avaliar o ensino do Relacionamento Interpessoal Enfermeiro-Paciente aos pós-graduandos. Os instrumentos de coletas de dados permitiram conhecer: 1) as leituras realizadas; 2) a opinião de dezenove alunos sobre objetivos, distribuição das atividades, leituras, atividade prática e metodologia do ensino; 3) os sentimentos dos alunos com relação ao tipo de ensino/aprendizado, dinâmica desta vivência e profissão. Resultados: 1) os alunos lêem menos do que se esperava; 2) requerem mais tempo para discussão das experiências práticas; 3) avaliaram seu desenvolvimento profissional; 4) experimentaram novas posições diante do paciente; 5) concordam que o papel do enfermeiro pode ser terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original