Conhecimento de familiares sobre alimentação saudável de crianças: aplicação de uma tecnologia stop motion

Autores

  • Jamila Moura Fraga Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fortaleza, Ceará, Brasil, jmfindanza@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-4775-9885
  • Shaiany Myla Medeiros Saraiva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, shaianymylaenem@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-6233-1812
  • Wesley Soares de Melo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, wesley_161@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-2979-8517
  • Maria do Socorro Távora de Aquino Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, socorrotavoraaquino@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-7165-4867
  • Samara Pereira Souza Mariano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, samarapereiradesouza@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8615-3099
  • Flávia Paula Magalhães Monteiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, samarapereiradesouza@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-9401-2376

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.66494

Palavras-chave:

Enfermagem, Criança, Nutrição da Criança, Tecnologia Educacional, Dieta Saudável

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de familiares sobre a alimentação de crianças por meio da aplicação de uma tecnologia educativa audiovisual em stop motion. Método: Estudo metodológico e quase experimental do tipo antes e após, composto pelas seguintes etapas: desenvolvimento da tecnologia, validação, pré-teste e pós-teste. Amostra composta por 33 familiares de crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, matriculadas em uma escola pública de um município do Nordeste do Brasil. Resultados: No pós-teste observou-se o aumento do número de acertos de questões por participante e uma melhora na classificação do conhecimento. Houve uma significância estatística (p=0,0028) no que concerne ao conhecimento dos familiares das crianças após a aplicação da tecnologia stop motion. Conclusão: Foi evidenciado que a utilização da tecnologia stop motion gerou efeito positivo para os familiares no que tange aos saberes relacionados à alimentação saudável de crianças.

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Publicado

15/10/2021

Edição

Seção

Artigo Original