Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257

Palavras-chave:

Educação Superior, Tutoria, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Interprofissional

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na vida acadêmica e profissional segundo egressos da graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com 11 egressos de um grupo PET Enfermagem de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados entre novembro de 2018 e abril de 2019, utilizando-se da entrevista semiestruturada e analisados à luz da modalidade temática da análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados resultou nas seguintes categorias habilidades pessoais e interpessoais, formação profissional e formação cidadã. Entre as habilidades e potencialidades desenvolvidas pelos egressos estão em destaque a comunicação, trabalho em equipe, liderança, construção de currículo promissor e o exercício da cidadania. Conclusão: o Programa de Educação Tutorial, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem favorecido o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hélio Galdino Júnior, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: helio_junior@ufg.br.

Jamile Silva Vieira, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás

Secretaria Estadual de Saúde de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: jamilesilvera@gmail.com.

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Jataí

Universidade Federal de Jataí – Jataí (GO), Brasil. E-mail: marise@ufg.br.

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Jataí

Universidade Federal de Jataí – Jataí (GO), Brasil. E-mail: cristiane_borges@ufg.br.

Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: marcelo@fen.ufg.br.

Publicado

24-05-2021

Como Citar

1.
Galdino Júnior H, Vieira JS, Souza MR de, Borges CJ, Medeiros M. Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 24º de maio de 2021 [citado 22º de setembro de 2021];23. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/62257

Edição

Seção

Artigo Original