Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257Palavras-chave:
Educação Superior, Tutoria, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação InterprofissionalResumo
Objetivo: identificar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na vida acadêmica e profissional segundo egressos da graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com 11 egressos de um grupo PET Enfermagem de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados entre novembro de 2018 e abril de 2019, utilizando-se da entrevista semiestruturada e analisados à luz da modalidade temática da análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados resultou nas seguintes categorias habilidades pessoais e interpessoais, formação profissional e formação cidadã. Entre as habilidades e potencialidades desenvolvidas pelos egressos estão em destaque a comunicação, trabalho em equipe, liderança, construção de currículo promissor e o exercício da cidadania. Conclusão: o Programa de Educação Tutorial, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem favorecido o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.