Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257Palavras-chave:
Educação Superior, Tutoria, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação InterprofissionalResumo
Objetivo: identificar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na vida acadêmica e profissional segundo egressos da graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com 11 egressos de um grupo PET Enfermagem de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados entre novembro de 2018 e abril de 2019, utilizando-se da entrevista semiestruturada e analisados à luz da modalidade temática da análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados resultou nas seguintes categorias habilidades pessoais e interpessoais, formação profissional e formação cidadã. Entre as habilidades e potencialidades desenvolvidas pelos egressos estão em destaque a comunicação, trabalho em equipe, liderança, construção de currículo promissor e o exercício da cidadania. Conclusão: o Programa de Educação Tutorial, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem favorecido o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho atual.
Downloads
Referências
Rosin SM, Gonçalves ACA, Hidalgo MM. Programa de educação tutorial: lutas e conquistas. Revista ComInG [Internet]. 2017 [access at: July 10, 2019];2(1):70-9. Available at: https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/24495/pdf. https://doi.org/10.5902/2448190424495.
Brasil. Ministério da Educação. Portaria MEC no 976, de 27 de julho de 2010 (BR) [Internet]. Dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET [Internet]. Diário Oficial da União. 2013 [access at: Oct. 30, 2020]. Available at: http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_976_2010.pdf.
Melo Filho JF. Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações. REPET-TL [Internet]. 2019 [access at: Nov. 13, 2019];1(1):33-56. Available at: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/8134
Ministério da Educação. Apresentação – PET [Internet]. 2018. [access at: Nov. 2, 2019]. Available at: http://portal.mec.gov.br/pet/pet.
Valesan LF, Maccarini GP, Régis JR, Iwassake MK, Gonçalves, LF, Souza, BDM. Programa de Educação Tutorial em Odontologia e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina: um relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão [Internet]. 2020 [access at: Nov. 4, 2020];17(36):94-104. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n36p94. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p94.
Souza RM, Junior SRG. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Rev Bras Ensino Fís [Internet]. 2015 [access at: Aug. 4, 2018];37(1):1501- 5. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172015000101501&script=sci_abstract&tlng=pt. https://doi.org/10.1590/S1806-11173711577.
Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DBC, Püschel VAA, Farah BF, Carbogim FC. Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2019 [access at: May 13, 2020];27:e3205. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692019000100386&script=sci_arttext&tlng=pt.
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3222.3205.
Lopes TF, Silva BV, Carvalho LS, Vaz SS, Pereira JM, Carvalho REFL. Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea [Internet]. 2016 [access at: Feb. 2, 2021];9(2):211- 7. Available at: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2913.
http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2913.
Barbosa ES, Chaves MJC, Fernandes SCA. Programa de educação tutorial da faculdade de enfermagem de Mossoró/RN (petem): vivências e significados na formação de uma cultura acadêmica. Debates em Educação [Internet]. 2017 [access at: Aug. 5, 2018];9(17):154-76. Available at: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2398.
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p154.
Oliveira MSB, Jurado SR, Bassler TC, Moreira AS, Silva AV, Furlan MCR. Contribuições da educação tutorial para a formação do enfermeiro: uma reflexão teórica. Nursing [Internet]. 2019 [access at: Nov. 1, 2020];22(259):3452-6. Available at: http://www.revistanursing.com.br/revistas/259/pg94.pdf. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3452-3456.
Minayo MCS. Pesquisa Qualitativa em Saúde: o desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2014.
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesq Qualitativa [Internet]. 2017 [access at: Sept. 18, 2018];5(7):1-12. Available at: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
Conselho Federal de Enfermagem. Perfil da Enfermagem no Brasil [Internet]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017 [access at: Oct. 30, 2020]. Available at: http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/blocoBr/Blocos/Bloco1/bl_ident-socio-economica-enfermeiros.pdf.
Avallin T, Muntlin Athlin Å, Björck M, Jangland E. Using communication to manage missed care: a case study applying the Fundamentals of Care framework. J Nurs Manag. 2020 [access at: Nov. 2, 2020];28(8):2091-102. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jonm.12963. https://doi.org/10.1111/jonm.12963.
Meira MDD; Kurcgant P. Competências de egressos graduados em enfermagem: avaliação de gestores empregadores. Rev Cienc Gerenc [Internet]. 2015 [access at: Oct. 19, 2018];19(30):60-4. Available at: https://seer.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/3666. https://doi.org/10.17921/1415-6571.2015v19n30p60-64.
Martins I, Reis MGFA, Makino ROC, Campos THG. Programa de Educação Tutorial – PET: contribuições para a formação pessoal e social. REPET-TL [Internet]. 2020 [access at: Feb. 2, 2021];2(2),307-13. Available at: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/12077.
Succi C. Are you ready to find a job? Ranking of a list of soft skills to enhance graduates’ employability. IJHRDM [Internet]. 2019 [access at: Oct. 19, 2018];19(3):281- 97. Available at: https://www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJHRDM.2019.100638. https://doi.org/10.1504/IJHRDM.2019.100638.
Brandt B, Lutfiyya MN, King LA, Chioreso C. A scoping review of interprofessional collaborative practice and education using the lens of Triple Aim. J Interprof Care [Internet]. 2014 [access at: May 1, 2018];28(5):393-99. Available at: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24702046/. https://doi.org/10.3109/13561820.2014.906391.
Carvalho AGF, Cunha ICKO, Balsanelli AP, Bernardes A. Liderança autêntica e perfil pessoal e profissional de enfermeiros. Acta Paul Enferm [Internet]. 2016 [access at: May 5, 2018];29(6):618-25. Available at: https://www.scielo.br/pdf/ape/v29n6/1982-0194-ape-29-06-0618.pdf. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600087.
Ng LK. The perceived importance of soft (service) skills in nursing care: A research study. Nurse Educ Today [Internet]. 2020 [access at: Nov. 1, 2020];85:104302. Available at: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31810027/. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104302.
Munari DB, Bezerra ALQ, Nogueira AL, Rocha BS, Sousa ET, Ribeiro LCM. Sucessão de lideranças em enfermagem: pensar e agir hoje para garantir o amanhã. Rev Eletr Enf [Internet]. 2017 [access at: Nov. 2, 2020];21. Available at: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46101. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v19.46101.
Azevedo IC, Silva RCL, Carvalho DPSRP, Cruz GKP, Lima JVH, Ferreira Júnior MA. Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2018 [access at: Nov. 3, 2020];8(2):390-8. Available at: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/26003/pdf. https://doi.org/10.5902/2179769226003.
Freitas TPP, Paula CC, Zanon BP, Meirelles FSC, Welleir TH, Padoin SMM. Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2016 [access at: Nov. 1, 2020];6(3):307-16. Available at: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/19966. https://doi.org/10.5902/2179769219966.
Clark M, Raffray M, Hendricks K, Gagnon AJ. Global and public health core competencies for nursing education: A systematic review of essential competencies. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 [access at: Nov. 1, 2020];40:173-80. Available at: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27125169/. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.02.026.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.