Preparação para a docência em pós-graduação em enfermagem: potencialidades e limites

Autores

  • Mónica Cecilia De-la-Torre-Ugarte-Guanilo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Alva Helena de Almeida Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Melina Mafra Toledo
  • Sayuri Tanaka Maeda Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5164

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Superior, Docente de Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

Resumo

A formação profissional de docentes universitários constitui o centro de atenção na atualidade. O presente trabalho relata a experiência de três alunas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, que participaram do Programa de Aperfeiçoamento em Ensino, por meio da disciplina “Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva”. Essa disciplina foi oferecida para alunas de Enfermagem, no I semestre de 2007. Na metodologia discorreu-se sobre estratégias utilizadas, junto aos discentes e docentes, para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da disciplina. Apresentaram-se os resultados e discussões desse processo, no intuito de refletir sobre o alcance do Programa no que diz respeito a aprender a ensinar. Considerou-se que a experiência constitui-se em um espaço privilegiado de aprimoramento em ensino do aluno de pós-graduação e de reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, foi um espaço insuficiente, pois foi o único espaço para atender dita finalidade na universidade.

Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Docente de Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Cecilia De-la-Torre-Ugarte-Guanilo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Obstetriz. Aluna de doctorado del Programa de Enfermería en Salud Colectiva de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Sao Paulo. Sao Paulo, SP, Brasil.

Alva Helena de Almeida, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermera. Aluna de doctorado del Programa de Enfermería en Salud Colectiva de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Sao Paulo, SP, Brasil.

Melina Mafra Toledo

Enfermera. Mestre en Enfermería en Salud Colectiva de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Sao Paulo. Sao Paulo, SP, Brasil.

Sayuri Tanaka Maeda, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermera y Economista. Profesora Doctora del Departamento de Salud Colectiva en Enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Sao Paulo. Sao Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
De-la-Torre-Ugarte-Guanilo MC, Almeida AH de, Toledo MM, Maeda ST. Preparação para a docência em pós-graduação em enfermagem: potencialidades e limites. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(2):392-6. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5164

Edição

Seção

Relato de Experiência