O enfermeiro educador no puerpério imediato em alojamento conjunto na perspectiva de Peplau

Autores

  • Amanda Pereira Ferreira Estratégia Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Vera Cruz
  • Janmilli da Costa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Marta de Lima Costa Souza Prefeitura Municipal de Natal
  • Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho
  • Rejane Marie Barbosa Davim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.45470

Palavras-chave:

Período Pós-Parto, Alojamento Conjunto, Enfermeira Obstétrica, Enfermagem, Teoria de Enfermagem

Resumo

Estudo com abordagem qualitativa objetivando compreender as orientações apreendidas de puérperas em alojamento conjunto e discutir as ações do enfermeiro educador na perspectiva da Teoria de Peplau. A amostra constou de 27 mulheres enquadradas nos seguintes critérios: idade igual ou maior que 18 anos; estar no puerpério; ter ficado com o bebê em alojamento conjunto durante sua estadia na maternidade. A coleta de dados decorreu de junho a julho de 2014. Após análise das entrevistas emergiram três categorias e suas subcategorias: orientações fornecidas pelo enfermeiro acerca dos cuidados com o recém-nascido; orientações relativas aos cuidados com as puérperas; memória das puérperas acerca das orientações recebidas. A evidência dos resultados demonstrou que a escuta foi instrumento identificado como ação terapêutica mais empregada pelas enfermeiras e os papéis desenvolvidos exercidos de acordo com as necessidades das puérperas, atendendo à dinâmica do relacionamento interpessoal tornando-as mais autônomas e satisfeitas nos seus cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pereira Ferreira, Estratégia Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Vera Cruz

Enfermeira. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Vera Cruz. Vera Cruz, RN, Brasil. E-mail: amandapferreira90@yahoo.com.br.

Janmilli da Costa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, RN, Brasil. E-mail: janmilli@yahoo.com.br.

Francisca Marta de Lima Costa Souza, Prefeitura Municipal de Natal

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistente da Prefeitura Municipal de Natal. Natal, RN, Brasil. E-mail: enfermarta2001@yahoo.com.br.

Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho. Lagarto, SE, Brasil. E-mail: iellendantas@hotmail.com.

Rejane Marie Barbosa Davim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: rejanemb@uol.com.br.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: rirosendo@hotmail.com.

Publicado

21/06/2018

Como Citar

1.
Ferreira AP, Dantas J da C, Souza FM de LC, Rodrigues IDCV, Davim RMB, Silva RAR da. O enfermeiro educador no puerpério imediato em alojamento conjunto na perspectiva de Peplau. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de junho de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20:v20a08. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45470

Edição

Seção

Artigo Original