Manual educativo de cuidados no pós-operatório de revascularização miocárdica: uma ferramenta para pacientes e familiares

  • Luana Llagostera Sillano Gentil Hospital Sírio-Libanês
  • Rodrigo Marques da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Sonia Betzabeth Ticona Benavente Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Ana Lucia Siqueira Costa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Palavras-chave: Revascularização Miocárdica, Educação de Pacientes como Assunto, Tecnologia Educacional, Enfermagem

Resumo

Elaborou-se um manual educativo para o autocuidado de pacientes revascularizados após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo metodológico cuja coleta ocorreu entre fevereiro e abril de 2012 junto a oito peritos em cardiología e 35 pacientes/familiares. Realizou-se a validação de conteúdo e de face junto a oito pacientes/familares e oito peritos. Dos 46 itens propostos, os pacientes/familiares classificaram 26 itens (57%) como muito importante (concordância entre 91,4% e 100%) e os peritos 29 itens (63%) como muito importante (concordância igual ou superior a 75%). Selecionaram-se 36 itens distribuídos em 26 categoriais para o manual final. Houve 100% de concordância de pacientes/familiares e peritos quanto ao conteúdo, linguagem e ilustrações. A ferramenta apresentou validade semântica e adequação de conteúdo para a população, sendo capaz de reduzir complicações decorrentes do despreparo para o autocuidado, reduzindo o número de reinternações e os custos hospitalares, além de sistematizar o ensino pós-operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Llagostera Sillano Gentil, Hospital Sírio-Libanês
Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Coordenadora de Enfermagem do Hospital Sírio-Libanês. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: luanallgentil@gmail.com.
Rodrigo Marques da Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: marquessm@usp.br.
Sonia Betzabeth Ticona Benavente, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: sonibenavente@usp.br.
Ana Lucia Siqueira Costa, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: anascosta@usp.br.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Gentil, L. L. S., Silva, R. M. da, Benavente, S. B. T., & Costa, A. L. S. (2017). Manual educativo de cuidados no pós-operatório de revascularização miocárdica: uma ferramenta para pacientes e familiares. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.43068
Seção
Artigo Original