Efeito de vídeo educativo no comportamento de higiene bucal de pacientes hematológicos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Educação, Higiene bucal, Quimioterapia.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e a aceitação de um vídeo como estratégia de ensino da higiene bucal para pacientes com doenças hematológicas em tratamento quimioterápico. Trata-se de estudo quase experimental, tipo antes-depois, no qual foram incluídos 23 sujeitos. Depois de observada a técnica de higiene bucal habitual, o paciente assistiu a um vídeo sobre este procedimento. Posteriormente, o sujeito realizou novamente a higienização bucal. Aplicou-se o teste t de “Student” pareado para comparar as médias de acertos dos passos desta técnica antes e após apresentação do vídeo. O desempenho na realização do procedimento foi superior após os sujeitos assistirem ao vídeo (p <0.0001), sendo que a utilização desta estratégia foi bem-aceita pelos pacientes. O vídeo sobre a técnica de higiene bucal mostrou-se eficaz para o ensino deste procedimento e foi bem aceito pelos pacientes. (ClinicalTrials.gov Identifier: NCT 01718002)
doi: 10.5216/ree.v16i2.23300.