Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem para um curso de enfermagem

Autores

  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília
  • Anete Maria Francisco Faculdade de Medicina de Marília
  • Magali Aparecida Alves de Moraes Faculdade de Medicina de Marília
  • Maria Helena Ribeiro de Carvalho Faculdade de Medicina de Marília
  • Marilda Marques Luciano Marvulo Faculdade de Medicina de Marília
  • Odilon Marques de Almeida Filho Faculdade de Medicina de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v17i1.22959

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Conferência de Consenso, Educação Baseada em Competências

Resumo

O objetivo foi construir indicadores de avaliação de processo para um curso de graduação de enfermagem. Conferência de Consenso, realizada por especialistas a partir de matriz inicial, contendo 209 indicadores em quatro áreas de competência do curso que, após três etapas de conferência, validaram os indicadores. A análise realizada com a média e o desvio padrão de cada indicador levou à matriz final que contemplou 87 indicadores. Os especialistas concordaram que todos os indicadores deveriam constar nas quatro séries do Curso de Enfermagem, considerando-se o grau de autonomia do estudante em cada série, por ser um currículo integrado e orientado por competência. Os indicadores poderão subsidiar gestores locais na avaliação de processo do Curso de Enfermagem, mas também são indicados a outros gestores de cursos da área da saúde que utilizem um currículo por competência e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Marília, SP, Brasil. E-mail: luzbra@terra.com.br.

Anete Maria Francisco, Faculdade de Medicina de Marília

Bióloga, Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Docente da FAMEMA. Marília, SP, Brasil. E-mail: anetemf@gmail.com.

Magali Aparecida Alves de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília

Psicóloga, Doutora em Educação. Docente da FAMEMA. Marília, SP, Brasil. E-mail: dmagalimoraes@hotmail.com.

Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira, Doutora em Biologia Oral. Docente da FAMEMA. Marília, SP, Brasil. E-mail: marihel2002@uol.com.br.

Marilda Marques Luciano Marvulo, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Docente da FAMEMA. Marília, SP, Brasil. E-mail: mamaluma@famema.br.

Odilon Marques de Almeida Filho, Faculdade de Medicina de Marília

Farmacêutico – Bioquímico, Doutor em Ciências Biológicas. Docente da FAMEMA. Marília, SP, Brasil. E-mail: odilonbio@yahoo.com.br.

Publicado

31/03/2015

Como Citar

1.
Braccialli LAD, Francisco AM, Moraes MAA de, Carvalho MHR de, Marvulo MML, Almeida Filho OM de. Construção de indicadores de avaliação de processo de aprendizagem para um curso de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 24º de maio de 2022];17(1):51-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22959

Edição

Seção

Artigo Original