Indicadores de qualidade utilizados nos serviços de enfermagem de hospitais de ensino

Autores

  • Mariana Angela Rossaneis Universidade Estadual de Londrina
  • Carmen Silvia Gabriel Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-7564-8563
  • Marcia Regina Antonietto da Costa Melo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v16i4.22956

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Avaliação em Saúde, Enfermagem

Resumo

Estudo descritivo de abordagem quantitativa cujo objetivo foi identificar a utilização de indicadores de qualidade da assistência de enfermagem em hospitais de ensino. A população foi composta por nove enfermeiros gestores de enfermagem de nove hospitais de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico referente à caracterização dos enfermeiros e a utilização dos indicadores de qualidade nas instituições do estudo. Identificou-se que a maioria dos indicadores adotados pelo serviço são os indicadores gerais da instituição (taxas de infecção hospitalar, ocupação, mortalidade, etc.). Não se observou uma padronização dos indicadores adotados pelos hospitais, e estes também não realizavam a comparação dos seus resultados com os de outras instituições. A utilização de indicadores de qualidade já é prática nas instituições de saúde, porém ainda é necessário implementar estratégias de análise desses indicadores para que sejam passíveis de comparabilidade e reflitam os diferentes contextos da assistência à saúde.

doi: 10.5216/ree.v16i4.22956

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Biografia do Autor

Mariana Angela Rossaneis, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade de Maringá. Professora Auxiliar da Universidade de Londrina (UEL). Londrina, PR, Brasil. E-mail: marianarossaneis@gmail.com.

Carmen Silvia Gabriel, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Publica. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: cgabriel@eerp.usp.br.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UEL. Londrina, PR, Brasil. E-mail: haddad@sercomtel.com.br.

Marcia Regina Antonietto da Costa Melo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: mracmelo@eerp.usp.br.

Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: E-mail: andreab@eerp.usp.br.

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Publicado

31/12/2014

Edição

Seção

Artigo Original