Análise da produção científica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros

Autores

  • Viviane Rolim de Holanda Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Eliane Rolim de Holanda Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Amelia de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Sônia Maria Josino dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.22448

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Tecnologia Educacional, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se buscar evidências disponíveis na literatura científica nacional acerca do uso de tecnologias digitais de ensino na formação de enfermeiros. O método de pesquisa adotado foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos utilizou-se as bases de dados PubMed, LILACS, Medline, IBECS e SciELO norteadas pela questão: quais tecnologias digitais de ensino são utilizadas nos cursos de formação de enfermeiros no Brasil? Foram selecionados 11 artigos. Os resultados revelaram a utilização dos ambientes digitais de aprendizagem, os softwares educativos, as multimídias interativas (CD-ROM), as simulações virtuais, os hipertextos, os jogos digitais, o website e os grupos virtuais de discussão (e-group/listservers). As evidências, neste estudo, mostram as tecnologias digitais como materiais de ensino capazes de otimizar a aquisição de conhecimento de modo complementar à educação tradicional, estimulando o aluno para o aprender a aprender.

Descritores: Educação em Enfermagem; Ensino; Tecnologia Educacional; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Rolim de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vitoria de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: vivi_rolim@yahoo.com.br.

Ana Karina Bezerra Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakarinaufc@hotmail.com.

Ana Fátima Carvalho Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: afcana@ufc.br.

Eliane Rolim de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da UFPE. Vitoria de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: elianerolim@yahoo.com.br.

Maria Amelia de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFC. Professora Assistente da UFPE. Vitoria de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: souza_mariaamelia@hotmail.com.

Sônia Maria Josino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UFC. Professora Assistente da UFPE. Vitoria de Santo Antão, PE, Brasil. E-mail: smjosino@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Como Citar

1.
Holanda VR de, Pinheiro AKB, Fernandes AFC, Holanda ER de, Souza MA de, Santos SMJ dos. Análise da produção científica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 19º de maio de 2022];15(4):1068-77. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/22448

Edição

Seção

Artigo de Revisão