Análise da produção científica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i4.22448Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Tecnologia Educacional, EnfermagemResumo
Objetivou-se buscar evidências disponíveis na literatura científica nacional acerca do uso de tecnologias digitais de ensino na formação de enfermeiros. O método de pesquisa adotado foi a revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos utilizou-se as bases de dados PubMed, LILACS, Medline, IBECS e SciELO norteadas pela questão: quais tecnologias digitais de ensino são utilizadas nos cursos de formação de enfermeiros no Brasil? Foram selecionados 11 artigos. Os resultados revelaram a utilização dos ambientes digitais de aprendizagem, os softwares educativos, as multimídias interativas (CD-ROM), as simulações virtuais, os hipertextos, os jogos digitais, o website e os grupos virtuais de discussão (e-group/listservers). As evidências, neste estudo, mostram as tecnologias digitais como materiais de ensino capazes de otimizar a aquisição de conhecimento de modo complementar à educação tradicional, estimulando o aluno para o aprender a aprender.
Descritores: Educação em Enfermagem; Ensino; Tecnologia Educacional; Enfermagem.