Contribuições da sociopoética à produção científica sobre cuidar em enfermagem: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Iraci dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem
  • Leandro Andrade da Silva Centro Universitário Augusto Motta
  • Jacques Henri Maurice Gauthier Universidade Jorge Amado
  • Renata Gomes Machado Guerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.20888

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Educação em Saúde, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

RESUMO

Pesquisas sociopoéticas são desenvolvidas no Brasil em diferentes áreas, predominando na enfermagem. Neste artigo, o objetivo foi verificar a contribuição da sociopoética na produção científica de enfermagem. Utilizou-se o método de revisão integrativa de literatura, considerando suas seis etapas. Acessando as bases de dados CUIDEN e BVS, de março a maio de 2012, foram selecionados 26 artigos que apresentavam estudos sociopoéticos, cujos dados foram submetidos à estatística descritiva e análise categorial. Nos resultados ressaltam-se as categorias: autocuidado (02); fundamentação teórica da sociopoética (09); cuidado de enfermagem em diferentes especialidades (15). Concluiu-se que o cuidar/educar/pesquisar predominou nos trabalhos selecionados, revelando a implicação ética dessa abordagem com os seres humanos. A maior contribuição da sociopoética refere-se à inovação epistemológica da prática de pesquisa. O método privilegia os informantes, valorizando seus saberes, crenças e culturas e favorecendo o exercício de sua cidadania na convivência com o mundo da saúde.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Educação em Saúde; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraci dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: iraci.s@terra.com.br.

Leandro Andrade da Silva, Centro Universitário Augusto Motta

Enfermeiro. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ, nível Doutorado. Professor Auxiliar do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: proflandrade@gmail.com.

Jacques Henri Maurice Gauthier, Universidade Jorge Amado

Filosófo, Doutor em Ciências da Educação. Professor Adjunto da Universidade Jorge Amado. Salvador, BA, Brasil. E-mail: jacques.jupaty@terra.com.br.

Renata Gomes Machado Guerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ, nível Mestrado.. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: renatagomesmv@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Santos I dos, Silva LA da, Gauthier JHM, Guerra RGM. Contribuições da sociopoética à produção científica sobre cuidar em enfermagem: revisão integrativa de literatura. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 20º de abril de 2024];15(1):243-52. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/20888

Edição

Seção

Artigo de Revisão