Percepção dos docentes sobre o preparo dos graduandos de enfermagem para cuidar do paciente com dor*
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.16732Palavras-chave:
Dor, Ensino Superior, EnfermagemResumo
doi: 10.5216/ree.v15i2.16732 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.16732
RESUMO
O ensino sobre o gerenciamento da dor pela Enfermagem deve ser prioridade nos cursos de graduação. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos docentes sobre o preparo dos graduandos de Enfermagem para cuidar do paciente com dor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa desenvolvida em uma universidade no Município de Mogi das Cruzes. Os participantes foram 10 enfermeiros docentes que lecionaram Disciplinas de Enfermagem no ano de 2010. Utilizou-se como método a análise de conteúdo. Emergiram as categorias: O gerenciamento da dor como abordagem de Disciplinas específicas; O (des) preparo do aluno da graduação para cuidar do paciente com dor; Competências associadas ao ensino da dor. O estudo mostra a necessidade de direcionamento de esforços voltados ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com vistas à inserção do cuidado ao paciente com dor no currículo do curso de graduação em Enfermagem de forma holística.
Descritores: Dor; Ensino Superior; Enfermagem.