Percepção dos docentes sobre o preparo dos graduandos de enfermagem para cuidar do paciente com dor*

Autores

  • Flávia Alves Ribeiro Monclùs Romanek Universidade de Mogi das Cruzes
  • Maria do Carmo Querido Avelar Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i2.16732

Palavras-chave:

Dor, Ensino Superior, Enfermagem

Resumo

doi: 10.5216/ree.v15i2.16732 - http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.16732

 

RESUMO

O ensino sobre o gerenciamento da dor pela Enfermagem deve ser prioridade nos cursos de graduação. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos docentes sobre o preparo dos graduandos de Enfermagem para cuidar do paciente com dor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa desenvolvida em uma universidade no Município de Mogi das Cruzes. Os participantes foram 10 enfermeiros docentes que lecionaram Disciplinas de Enfermagem no ano de 2010. Utilizou-se como método a análise de conteúdo. Emergiram as categorias: O gerenciamento da dor como abordagem de Disciplinas específicas; O (des) preparo do aluno da graduação para cuidar do paciente com dor; Competências associadas ao ensino da dor. O estudo mostra a necessidade de direcionamento de esforços voltados ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com vistas à inserção do cuidado ao paciente com dor no currículo do curso de graduação em Enfermagem de forma holística.

Descritores: Dor; Ensino Superior; Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Alves Ribeiro Monclùs Romanek, Universidade de Mogi das Cruzes

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes, SP, Brasil. E-mail: flaviaalvesribeiro@hotmail.com

Maria do Carmo Querido Avelar, Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: carmoav@uol.com.br.

Downloads

Publicado

30/06/2013

Edição

Seção

Artigo Original